Histórias serão contadas por consultora cega, especialista em acessibilidade digital
A Fundação Dorina Nowill firma parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) e participa da “Contação de História” na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A ação acontecerá no Espaço Oficial Infantil – Navegando nas Palavras, tematizado pela MSP, em 2 de julho, às 12 horas, e no dia 5, às 13 horas, e será realizada pela consultora cega e especialista em acessibilidade digital, Andréia Aparecida da Silva Queiroz, que atuou por 10 anos como revisora Braille. Ela contará histórias por meio da leitura em Braille para o público visitante do estande da marca. Serão lidos os livros da Coleção Turma da Mônica: “Dorinha e a Turma da Mônica brincando pelo Brasil: Região Norte“, e “Dorinha e a Turma da Mônica brincando pelo Brasil: Região Nordeste”.
Serviço
Ação: “Contação de História” na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Contadora de história: Andréia Aparecida da Silva Queiroz (consultora cega especialista em acessibilidade digital que atua há mais de 10 anos como revisora Braille)
Local da ação: Espaço Oficial Infantil – Navegando nas Palavras, tematizado pela Mauricio de Sousa Produções
Datas e horários: 2/7, às 12h, e 5/7, às 13h
Local do evento e endereço: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo/SP
Sobre a Fundação Dorina Nowill
Há mais de 75 anos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual na sociedade. Uma das formas como a instituição faz isso é por meio da produção e distribuição gratuita de livros em Braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de três mil escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
Sobre a contadora de história
Andréia Aparecida da Silva Queiroz é revisora de acessibilidade digital. Por 10 anos, atuou como revisora de textos em braile na Fundação Dorina Nowill para Cegos e atualmente faz parte do time comercial- soluções em acessibilidade – da instituição. A profissional possui graduação em Pedagogia, Letras e Teologia Ministerial, e pós-graduação em Psicopedagogia. Também é especialista em acessibilidade digital, tecnologias assistivas, comunicação alternativa e audiodescrição.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


