Refletir e Existir
Eu, Fernando Matos, sempre fui um sujeito que ouvi e ainda continuo ouvindo os irmãos. A madrugada é a minha única conselheira e implacável é ela nos conselhos noturnos sobre a Vida e a importância do Existir.
No ano de 2018 houve um número alto de suicídio entre os profissionais de Enfermagem, a minha esposa mesmo perdeu uma colega que se jogou do apartamento onde morava e quando relatei isso nas mídias sociais fui bastante criticado por estar indiretamente incentivando outras pessoas a cometer esse ato contra a maior riqueza humana… Absurdo é fechar os olhos para um grave problema como esse, o suicídio, pois, só nos unindo em oração e ação de ouvir poderemos ajudar as pessoas que se encontram em desespero. Foi o que fiz e faço colocando minhas obras literárias para todos refletir e se deixar levar por sentimentos que antes pesavam ser só “delas” (as pessoas). Desse jeito recebi irmãos no “bate-papo” do Facebook dizendo estar prontas para o ato contra a própria vida. Conversamos por dias e graças a Deus consegui reverter esse pensamento por mais um tempo. A enfermagem nunca descansa e está sempre presente nas festas de aniversário, nos parques, nas matérias de jornais e ativa na modernidade nas mídias sociais. Eu mesmo sofro de depressão e já me peguei pensando em tirar a própria vida. E o que fiz? Conversei com Deus… Sabe qual foi a resposta? O corpo não é seu, foi emprestado para uma missão. Loucura? Não, é revelação. Daí por diante passei a vigiar mais de perto meus pensamentos ruins e orar muito mais. “Orai e Vigiai”, lembram?
Assim veio 2019, 2020, 2021 e 2022 e não sei como estão aquelas pessoas que ajudei no momento mais complicado de suas vidas; tudo bem, respeito o livre- arbítrio de cada um até porque morrer não é complicado. Difícil mesmo é arrumar outra oportunidade de reencarnar para continuar evoluindo. Amo a Enfermagem, amo escrever até porque essa sempre foi a minha válvula de escape presente nas minhas veias criativas. Sei que estou passando por um momento muito complicado, mas tenho um lar abençoado, uma família colaborativa, alimento-me todos os dias… Então, vou seguindo no existir deixando nas mãos do Supremo Arquiteto os problemas que não consigo resolver e colaborando com a educação da minha continuidade, meu filho João Emmanuell, a maior benção que já recebi nesta Vida.
ILUSÃO
Solilóquio de sentimentos
Impuros numa noite Eterna,
Verdades claras.
Um corpo,
Bebida de mentiras alcoolizadas.
Lâmina cega, cortando a visão
Do espírito.
Insurreição de gestos presos
Em passos lentos.
Imagem refletida no espelho da alma…
Já não tem o mesmo tamanho
Cedro da lei espiritual não está longe,
Inconsciente.
Idade que perdura na escuridão.
Inábil ser trampolim da iniquidade.
Corpo no solo do mundo,
Corpo solo no mundo.
Barricada de uma existência sofrida.
Deus do vento,
Da terra…
Deus do pensamento,
À vida…
Além da morte.
Antagônico Humano Humo…
Engodo da covardia,
Mesmo que a vitória tardia.
Adeus a um corpo,
Despedida vida na lâmina cega.
Destroçar a própria ilusão
Seguindo o Caminho.
Fernando Matos
Enfermeiro e Poeta Pernambucano.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024