Gerson Ramos é saxofonista e tem uma grande experiência musical
A Banda Municipal ‘Maestro Edil Lisboa’ comemora 24 anos com um novo maestro. O saxofonista Gerson Ramos é o novo líder dos músicos. Presente na Banda Municipal desde o seu início, em 1992, ele tem uma vasta experiência musical e contará com a assistência do maestro adjunto, Joani de Oliveira.
Músico há mais de 30 anos, Gerson explica como iniciou sua carreira musical. “Comecei a tocar flauta doce na escola, aos 12 anos. Fui aluno da Escola Livre de Música de Itapetininga e me formei saxofonista profissional no Conservatório de Tatuí”.
Segundo Gerson, a Banda Municipal tem perfil de banda de coreto, cujo repertório é basicamente música popular brasileira. Mas, de forma particular, a Banda de Itapetininga traz algo a mais, como jazz, músicas populares entre outras vertentes.
O novo maestro tem planos para a Banda. “Gostaria de criar um projeto em que alunos da Escola de Música participassem da Banda, seja em forma de estágio ou como um programa de bolsas de estudos. Esse procedimento é comum em muitas bandas pelo mundo e espero aplicar aqui”, destaca.
Gerson foi auxiliar do maestro Joani de Oliveira por muitos anos, ajudando nos arranjos e na transposição de partituras. Toca em casamentos e outros eventos, participa como convidado em shows e CDs de diversos outros músicos. Participou da Big Band do Conservatório de Tatuí e até do extinto programa Allegro, da TV Cultura. Gerson também tem um CD próprio, gravado nos estúdios da Canção Nova.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.