maio 22, 2024
Diálogos MAP
Em busca de circular no nosso quintal
Espinhos da Rosa
Sol e Lua
Esfinge
Inteligência Artificial: Como será o futuro?
Green60 – Mobile Film Festival
Últimas Notícias
Diálogos MAP Em busca de circular no nosso quintal Espinhos da Rosa Sol e Lua Esfinge Inteligência Artificial: Como será o futuro? Green60 – Mobile Film Festival

Matriz Cultural Realizará Espetáculo: 'Cássia Rejane – Muito Mais que Eller'

Print Friendly, PDF & Email

O projeto visa produzir um espetáculo no formato Musical
(contação de histórias) para apresentar ao público, a filha, a garotinha, a mulher, a mãe e o início do que viria a
se tornar a artista Cássia Eller

O espetáculo foi concebido através de histórias contadas pelo núcleo familiar de Cássia Eller, sua mãe e seus quatro irmãos. São lembranças da infância e da adolescência da cantora que nos dão uma visão mais ampla de quem era e como pensava Cássia Eller, uma pessoa ímpar e um ser humano sensacional.

O Início Através de conversas preliminares entre Carla Eller e o Diretor do espetáculo, onde a irmã de Cássia (Carla) descrevia uma pessoa cada vez mais interessante, brilhante e completamente diferente do furacão visto nos palcos, surgiu a ideia de ser levado ao Brasil uma forma diferente e humana, uma lenda da MPB. A isso, soma-se um pedido da mãe de Cássia Eller, Nanci Ribeiro, em mostrar um
viés diferente da filha, evidenciando algo que, por anos foi ignorado: a face de Cássia, vista através dos olhos da família.

Primeiras apresentações durante as conversas com Nanci Ribeiro, foi escolhido o dia 10 de dezembro de 2021, como um marco no lançamento do projeto já que é a data de nascimento de Cássia Eller. A proposta foi de uma festa de aniversário um pouco diferente do convencional, onde contamos com a presença da família, amigos mais próximos e algumas pessoas da imprensa.

No dia 06 de março de 2022, Cássia Rejane – Muito mais que Eller, foi apresentado no Teatro Municipal de São José dos Campos, SP, para um público de aproximadamente 300 pessoas. Estavam na plateia convidados, jornalistas e empresários locais. O espetáculo foi realizado com o intuito de captação de recursos para uma turnê nacional.

Turnê

A intenção da produção do espetáculo é percorrer 20 cidades brasileiras, no intervalo de um ano.

O Espetáculo

Para a realização do espetáculo, foram compostas 11 canções inéditas que resumem todas as fases de Cássia Eller, entre 1962 e 1989 e escritas cenas que, associadas às canções, dão desfecho aos sonhos de uma Cássia criança e adolescente diferenciada.
Os figurinos, específicos, foram pensados para cada passagem da vida da artista.
Os artistas, executores do projeto, são componentes da Matriz Cultural – Escritório de
Projetos Culturais, sediado em Brasília DF.

 

Estrutura do espetáculo
Prólogo – Nascimento
Projeção de vídeo em telão.
Música: 62

Cena 1 – Febre
Doença que levaria a um problema cardíaco (febre reumática provável causa da partida precoce)
Música: Febre de Viver

Cena 2 – A mãe

“…uma mãe que perde um filho, pode qualquer coisa…” (Nanci Ribeiro)

Música: Onde Moram os Imortais

Cena 3 – Os irmãos
Mastigar as bolachas Maria, obrigar a comerem. Dar injeção nos irmãos, com agulha de costura…
Música: Pra quando você voltar

Cena 4 – Vida nômade
Infância no RJ, DF, BH e Santarém
Música: Sou Tudo o que Posso Sonhar

Cena 5 – Veja Você
Seleção para o espetáculo Veja Você Brasília, de Oswaldo Montenegro
Música: Veja Você

Cena 6 – Eugênia
Momento em que será retratada uma relação tranquila e longe dos holofotes
Música: Estrelas na Janela

Cena 7 – Amigos
Gente que viveu o sonho, mas por algum motivo, parou. Cássia foi até o fim.
Música: Em Silêncio

Cena 8 – Estrada de Pedras
Situação ruim em São Paulo, com Eugênia.
Música: Alma Itinerante

Cena 9 – Francisco, um sonho, um presente.

Desde a infância Cássia sonhava ser mãe.
Música: Recomeçar

Epílogo

Deu certo. Cássia é uma realidade. Projeção em telão.
Música: A Alma Grita
Na canção “A Alma Grita”, a irmã de Cássia – Carla Eller – sobe ao palco e canta com a banda, em um momento dos mais emocionantes do espetáculo.

Mídia
Cássia Rejane – Muito mais que Eller foi noticiado na Rede Globo de Brasília, na BAND em São José dos Campos – SP, CNN nacional, no jornal Metrópoles e em vários blogs e sites de notícias sobre cultura arte e entretenimento, atingindo todo o Vale do Paraíba – SP, o Distrito Federal, sem deixar de ter um alcance global, através das redes e mídias sociais.

Trupe Lendas e Canções

Grupo formado pelos músicos de Brasília Eliéser Lucena (direção e percussão), Silvana Lucena (teclado), Elvis Santos (baixo), Marcelo Mosmann (bateria), Lia Lima (voz), Gabriel Paes (violão e guitarra), Tal Bapi (atriz), Bororó (ator e humorista), Mauro Rocha (poeta e apresentador) e Carla Eller
(participação especial), tem a responsabilidade de montar e apresentar o espetáculo Cássia Rejane –Muito Mais que Eller. O grupo se define como tocadores, cantadores e contadores de histórias, trazendo ao público sempre uma forma diferente de contar uma história, através das artes que no caso de Cássia Rejane, música e teatro.

 

Músicos e elenco

Eliéser Lucena
Eliéser Affonso Lucena é formado em música (licenciatura), pedagogo, possui pós-graduação em Gestão de Projetos e é o fundador da Matriz Cultural – Escritório de Projetos Culturais.
Toca bateria e percussão, além de ser o idealizador, escritor e Diretor do espetáculo. Participou, nos anos 80, 90 e início dos anos 2000 de vários festivais pelo Brasil como baterista da Trupe Lendas e Canções, em sua primeira formação, participou da montagem de “Seis Faces – A Trilha dos Sentimentos”, Caras do Brasil, Arte Louca e Arrancada, apresentados em algumas cidades brasileiras como Brasília, Goiânia e Pirenópolis – GO.

Silvana Lucena
Nara Silvana Govêia Lucena é uma musicista gaúcha, radicada no Distrito Federal desde o ano de 2004. É formada em música (licenciada), em piano popular pelo conservatório Teresinha Fernandes Alegrete – RS e clarinete (técnico), pela Escola de Música de Brasília.
Participou de festivais pelo Brasil, fazendo parte da primeira formação da Trupe Lendas e Canções, faz parte da Orquesta Sinfônica da Escola de Música de Brasília, além de ministrar aulas de teclado, piano, iniciação vocal e musicalização infantil em escolas de música do Distrito Federal.
Fez parte dos espetáculos “Seis Faces – A Trilha dos Sentimentos” e Caras do Brasil, viajando com Trupe por Goiás e DF.

Mauricio Zucarelli
Mauricio Elias Zucarelli é guitarrista e produtor musical, proprietário do estúdio Z Records e  sócioproprietário do selo Clichê Records que já conta com lançamentos relevantes no cenário independente, em 2022 se tornou professor de guitarra e violão na Escola de Música Fermata em Jundiaí. Além de possuir uma carreira solo que já conta com 1 album e 2 EPs que podem ser encontrados em
todas plataformas de streaming. Já passou pela Trupe Lendas e Canções no ano de 2005 quando residiu em Brasília, após retornar a São Paulo, seguiu tocando guitarra em bandas de rock, mpb e samba rock. Foi guitarrista de apoio da cantora Renata Iacovino de Jundiaí, participou de gravações com guitarra e violão de bandas e artistas como Transeuntes, Mari Carvalho, MATRIZ CULTURAL Escritório de Projetos Culturais QE 44 – Conjunto R – Casa 18 – Guará II/DF matrizcultural.df@gmail.com www.matrizcultural.com.br @matrizcultural @trupelendasecancoes Tercio Jr e Dannie Danz, atualmente é guitarrista da banda do cantor/baterista Tercio Jr. e da banda A’Mar cujo repertório passeia pelo reggae e mpb.

Elvis Santos
Elvis Monte Santos é um luthier tradicional e conhecido no meio, em Brasília, além de exímio instrumentista, mais precisamente na arte de tocar contrabaixo. Inicia na música em 1993 tocando contrabaixo na igreja, banda Nova Geração, em 1995 parte para os bares e bandas de bailes do DF. Em 2000 integra a banda “Famosos quem?” e começa a atuar em projetos do governo. Em 2003 integra a banda de Chico Rey e Paraná, participando das turnês pelo interior de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, após este período integra vários projetos no DF. Um projeto a ser destacado: em 2015 participa da banda autoral chamada “Os Jones de barba”, desenvolvendo vários trabalhos e participações. Atuou como
músico substituto no staff de duplas sertanejas e artistas como “Teodoro e Sampaio”, “Roberta Miranda” e “Kell Smith” e participações em shows no Rola Pedra em Taguatinga-DF. Desde 2019 integra a Matriz cultural, fazendo parte do Projeto Cássia Rejane Muito Mais que Eller, através da Trupe Lendas e Canções.

Marcelo Mosmann
João Marcelo Mosmann Teixeira é um baterista com passagem pela Escola de Música de Brasília, onde aperfeiçoou as habilidades no instrumento, vindo de uma linhagem de bateristas, é sobrinho do conhecido instrumentista de Brasília Carlos Mosmann. Participa das gravações e elaboração de clipes e músicas dos projetos Matriz Cultural, músico e produtor cultural/musical da Matriz Cultural e do Estúdio Formiguero,
participação no programa do Jô, da Rede Globo de Televisão, programas locais de rádio e TV, programa MTV, abertura do Show do cantor Ed Motta, participação no CD Tributo ao Arnaldo Batista da banda Mutantes, em vários shows e festivais pelo Brasil, aniversário de SP no estádio Pacaembu, músico
baterista das bandas Trupe Lendas e Canções, Geração C, Chorus, Voyeur, Contato Imediato, Banda Fusão, Pinturas da Alma, Rumores de Garagem, Expresso e Ozzy Tribute, é professor de bateria em escolas de música do DF. Desde o início do Projeto Cássia Rejane tem planejado e executado as linhas de
bateria de todas as canções.

Tel Bapi
Renata Eulálio Alves – Tel Bapi é uma atriz piauiense, com participação em montagens de peças e  esquetes desde a infância. Formada em Direito, fez participações em várias montagens de peças no DF e em programas de rádio. Em 2018 participou da montagem dos espetáculos “(Re) Existir” e “Ossos do Ofício”, direção Lucélia Freire. Em 2019 participou da “Turma da Montagem” do No Ato Produções e finalizou apresentando, durante o XVII “No Ato em Cena”, o Espetáculo “Lágrimas de Joana”, direção
Lucélia Freire. Participou de dois videoclipes da Trupe Lendas e Canções: “Oração de Toda Gente” e “Noiva do Vento”. Em 14/03 do mesmo ano passa a integrar a Trupe Lendas e Canções, onde apresenta o Espetáculo “Arte Louca e Arrancada”, no Espaço Cultural COPE, em Brasília, DF. Está na montagem de Cássia Rejane – Muito Mais que Eller desde o início do projeto, sendo um dos pontos altos da apresentação.

Mauro Rocha
Carlos Mauro Rocha é poeta e escritor (com vários livros lançados), membro fundador da Academia Cruzeirense de Letras, apresentador dos programas veiculados no Instagram e Web Rádio Imaginário “Cruzeiro em Letras” e “ Nos Bastidores”. A canção “Estrelas na Janela” que aparece no musical no momento em que se fala do relacionamento entre Cássia Eller e Eugênia, surgiu através de um poema de Mauro Rocha, ainda inédito. Figura atuante no cenário cultural da Capital, Mauro Rocha é Gestor de Cultura na Administração do Cruzeiro – DF, fomentando todas as formas de arte e incentivando artistas dos mais variados segmentos.

Carla Eller
Carla Regina Eller, irmã de Cássia Eller, viu toda a trajetória da cantora e participou, mesmo que por breves períodos da construção da carreira da artista como conselheira e confidente, em várias passagens.
Encarou o desafio de cantar na última canção do espetáculo, como forma de homenagear a irmã, fazendo do final do espetáculo, algo apoteótico e emocionante. Também ocupa o cargo de Diretora Administrativa na Matriz Cultural, produtora da Trupe Lendas e Canções e do espetáculo Cássia Rejane – Muito mais que Eller. Apresentações recentes da Trupe Lendas e Canções 10/12/2021 – Teatro da Escola Parque – Brasília/DF 06/03/2022 – Teatro Municipal de São José dos Campos/SP 05, 06 e 07/06/2022 – Clube do Choro de Brasília 25/06/2022 – Feira do Livro de Brasília – Brasília/DF 23/07/2022 – Sarau da Academia Cruzeirense de Letras 06/08/2022 – Feira do Livro do Cruzeiro – Brasília/DF Apresentações futuras da Trupe Lendas e Canções 01/10/2022 – SESC Taguatinga – Brasília/DF 29/10/2022 – Bienal do Livro – Brasília/DF

Veronica Moreira
Últimos posts por Veronica Moreira (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo