Esta obra busca valorizar a diversidade de escritos que compõem a literatura brasileira, enxergando a identidade poética para além do que se conhece através dos grandes e consagrados poetas do Brasil
Esperando receber poemas de todo o Brasil, a Rede Transvê Poesias lança o edital ‘Mande Poemas‘, junto com sua 1ª Antologia Poética.
A 1ª Antologia Poética da Transvê surge com o objetivo de expressar a particularidade de cada um dos 423 poetas espalhados por todo o Brasil que participaram da II Intervenção Poética Nacional em 2022, e enaltecê-los com essa obra coletiva.
“As veias populares da poesia brasileira” é resultado da reunião dos escritos de poetas e poetisas brasileiras, que na instiga de ter seus poemas espalhados pelo país, compartilharam suas inspirações.
Esta obra busca valorizar a diversidade de escritos que compõem a literatura brasileira, enxergando a identidade poética para além do que se conhece através dos grandes e consagrados poetas do Brasil. O objetivo é expor o que há de mais novo, genial e desconhecido na expressão popular das diversas regiões dessa imensa nação, em sua diversidade de povos e culturas. “Buscamos aqui o que há de diferente e inespecífico na diversidade de expressões, ritos, ditos e palavras que nascem da variedade de vivências e realidades espalhadas pelo solo brasileiro”, explica o idealizador do projeto, Anderson Valfré.
Sobre o Edital
A Transvê Poesias ao longo dos 8 anos conectou mais de 500 pessoas por todo o país, chegando em 25 estados e partilhando mais de 14 mil garrafas poéticas gratuitamente. Com o foco na realização da 3ª. Intervenção Poética Nacional, o evento que irá comemorar os 9 anos da rede, traz o tema: A ESPERANÇA NOS VERSOS DE UM BRASIL AMADOR, em homenagem ao bicentenário do nascimento do escritor Gonçalves Dias.
O evento promoverá encontros de pessoas, grupos, instituições e organizações em torno da poesia. O foco é sensibilizar o cotidiano brasileiro através de versos que irão poetizar as ruas, como também alimentar a esperança nos olhos e corações. Para isso, a Transvê lança o Edital – Mande Poemas no intuito de receber poemas de autores (as) diversos e o Regulamento – Representantes Locais, com o propósito de receber o cadastro de pessoas que queiram realizar a ação em sua cidade.
A participação é sem custo e os poemas são com temática livre, basta seguir as normas estabelecidas.
Podem participar poetas e poetisas de qualquer idade, habitantes de qualquer região do Brasil ou de outros países, desde que seus textos estejam em português brasileiro ou traduzidos para este idioma.
Os poemas selecionados serão colocados nas garrafas que irão compor as intervenções urbanas durante o evento que acontecerá de 13 a 30 de abril deste ano.
“Os parceiros que irão se cadastrar são de extrema importância, pois eles serão os Representantes Locais que conduzirão a realização da intervenção poética em suas cidades, juntamente com sua equipe, contando com a orientação da coordenação nacional da Transvê Poesias. Lembrando que pode se cadastrar pessoas acima de 16 anos, grupos, instituições, ONGS”, reforça Valfré
Ele lembra, ainda, que para participar do edital não é necessário ser um representante, bem como para ser representante não é preciso enviar poemas, porém, ambos são permitidos e fortalece a dinâmica coletiva do evento. É diante dessa rede, que a Transvê Poesias realiza mais este projeto com o objetivo de levar e ampliar o acesso à leitura, à escrita e à conscientização ambiental.
Todas as garrafas poéticas são sempre distribuídas gratuitamente ao público.
Inscrições e cadastros: 27/01 a 12/03/2023
Edital e Regulamento disponível no link: https://www.transvepoesias.com/editais2023
Link imagens divulgação
https://drive.google.com/drive/folders/1LE8m41CtIiPNKJSF98uIEeJfpmgQ0JGA?usp=share_link
Coletivo Transvê Poesias
Venda Livro Impresso: https://loja.uiclap.com/titulo/ua27688/
Venda Livro Digital: https://sun.eduzz.com/1773178?cupom=leitorestransve
Contatos:
E-mail: contatotransve@gmail.com
Redes diversas: https://linktr.ee/transvepoesias
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024