Berenice Miranda: historiadora, pedagoga, gestora empresarial e, acima de tudo, escritora e poetisa!
Berenice Sousa Miranda Ribeiro, natural do distrito Maristela de Minas, pertencente ao município de Curral de Dentro/MG, é historiadora, escritora, cronista, poetisa, contista, sonetista e autora dos livros ‘Do Casulo à Borboleta’ e ‘História de Maristela de Minas’ e outros livros em execução.
Organizadora de coletâneas. Acadêmica Internacional da FEBACLA e, da mesa entidade, detentora, dentre outros, do título de Grande Honra Defensora Perpétua do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, Título Honorífico de Embaixadora da Paz e Dra.h.c. em História. Acadêmica da ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni e da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira.
Apaixonada por letras e números, graduou-se em História e Pedagogia, fez pós-graduação em Gestão Empresarial e Pessoas com Ênfase em Tecnologia da Informação e cursos técnicos em Secretariado Escolar e Agrimensura. Trabalha como Gerente de Custos em uma mineradora.
Abaixo, Berenice inaugura sua participação no ROL com o poema ‘Filho Amado’.
Filho Amado
Oh, filho amado! Efígie clara aos meus sentidos;
És fonte d’água viva às dores de minh’alma;
És exímio menino, o maior troféu obtido;
Meu baluarte, garbo que alegra e acalma.
Amo o teu cheiro, teu sussurrar aos ouvidos;
Amo-te, amo-te, és a cura do meu trauma;
O enredo do romance, infante prometido;
A chuva no deserto, erguer-te-ei em agalma.
Oh, filho amado! Sonho tão em mim desejado;
Teu sorriso me abraça e meu olhar confessa:
Se eu partir? Estarei aqui, do teu lado, ao lado.
Um dia te esperei, hoje vivo sem ter pressa;
Hei de cantar: “Em meu ventre foi planejado
E em versos registrei o filho da promessa.”
Berenice Souza Miranda Ribeiro
behistory@hotmail.com
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024