Programa ambiental promovido pela FCDL/SC existe desde 2010
No primeiro semestre deste ano as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Santa Catarina arrecadaram mais de 40 toneladas de resíduos eletrônicos no programa Recicla CDL, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL/SC). Os municípios com maiores arrecadações no primeiro semestre deste ano são Timbó (5,3t), Tunápolis (3,5t) e Descanso (3t). A iniciativa existe desde 2010 e já completou o primeiro milhão de quilos recolhidos no estado.
Abraçada em 2016 por mais de 50 CDLs, a iniciativa se propõe a trabalhar a conscientização ambiental e recolhe itens que deixam de ir para aterros comuns e recebem o tratamento adequado. A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado.
“Com esta ação em parceria com as CDLs evitamos que este tipo de material considerado altamente prejudicial ao meio ambiente sejam descartados incorretamente. Ao descartar nos pontos de coleta das CDLs participantes o cidadão dá o destino certo e contribui para um meio ambiente melhor”, explica Ademir Ruschel, gerente geral da FCDL/SC e responsável pelo programa.
As pessoas que possuem material eletrônico como computadores e seus componentes, celulares e baterias, televisores, micro-ondas, entre outros aparelhos sem uso podem fazer a entrega desses aparelhos na CDL, que dá a destinação correta. Ruschel lembra que outra forma é consultar o cronograma de ações em cada cidade, quando também há campanhas de coleta.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.