maio 20, 2024
O pilar da saúde alimentar
A vida de cão do Requis
A importância do livro para os nossos jovens
Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Léa Garcia – 90 Anos
Mariposas e borboletas
Aplicações argumentativas
Últimas Notícias
O pilar da saúde alimentar A vida de cão do Requis A importância do livro para os nossos jovens Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro Léa Garcia – 90 Anos Mariposas e borboletas Aplicações argumentativas

Museu da Língua Portuguesa promove o curso ESSA NOSSA CANÇÃO sobre as relações entre língua e cantos brasileiros

Print Friendly, PDF & Email

Gratuitas e pelo YouTube da instituição, as aulas serão ministradas por José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Rafael Galante nos dias 31 de agosto e 14 e 21 de setembro

Exposição Nossas Canções -  São Paulo - SP
Exposição Nossas Canções – São Paulo – SP

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, promove o curso Essa nossa canção em três encontros virtuais. Ministrados por José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Rafael Galante, vão abordar as relações entre língua e a canção brasileira.

Gratuitos e sem necessidade de inscrição, são destinados a todos os públicos, principalmente professores e pesquisadores de assuntos ligados à canção popular brasileira – quem acompanhar a atividade receberá certificado de participação. 

As aulas serão apresentadas pelo YouTube do Museu nos dias 31 de agosto e 14 e 21 de setembro (às quintas-feiras), das 19h30 às 21h30. O tema da primeira aula será a exposição temporária Essa nossa canção, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até março de 2024, que aborda o elo profundo entre o português e a canção popular brasileira.

Consultor especial da mostra, José Miguel Wisnik vai comentar os conceitos e as diretrizes do projeto, que tem ainda a curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader e a curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz. 

Na segunda aula, no dia 14 de setembro, o músico e linguista Luiz Tatit aborda as relações entre música e letra na canção, um dos tópicos fundamentais da exposição. Na mostra, Tatit, inclusive, aparece cantando a música Conceição (Jair Amorim/Dunga), sucesso no repertório de Cauby Peixoto, em uma sala na qual artistas contemporâneos interpretam clássicos do cancioneiro brasileiro à capela.

Por fim, na última aula do curso, no dia 21 de setembro, o etnomusicólogo e professor de história social da música Rafael Galante expõe o legado civilizatório africano na poética da canção popular brasileira. 

A exposição temporária Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO 

Curso Essa nossa canção

Dias 31 de agosto e 14 e 21 de setembro, das 19h30 às 21h 

Pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (www.youtube.com/museudalinguaportuguesa) 

Grátis, sem necessidade de inscrição prévia (uma lista de presença será compartilhada durante a realização do evento; haverá emissão de certificado de participação) 


Exposição temporária Essa nossa canção 

Até março de 2023 

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h) 

R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)

Meia-entrada (R$ 10) para todos os públicos aos domingos (promoção válida de 3 de setembro até o fim de 2023) 

Grátis para crianças até 7 anos 

Grátis aos sábados 

Acesso pelo Portão A 

Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: 

https://bileto.sympla.com.br/event/68203

Museu da Língua Portuguesa 

Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo 


SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA 

O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão. 


PATROCÍNIOS E PARCERIAS 

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem Patrocínio Máster da EDP, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A Temporada 2023 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, da John Deere Brasil, da Petrobras e do Grupo Globo; com apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil, do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e com as empresas parceiras Eaton, Paramount Têxteis, Machado Meyer e Verde Asset Management.
Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo