A dramaturgia curta é de autoria do professor Carlos Carvalho Cavalheiro
No último dia 18 de outubro foi divulgado o resultado de um dos mais importantes concursos literários do Brasil, o Prêmio Barueri de Literatura. Entre os vencedores está o texto de dramaturgia curta “Vozes Aportadas”, escrito por Carlos Carvalho Cavalheiro.
Ambientado na época das Monções – expedições fluviais do século XVIII que partiam de Porto Feliz rumo ao interior do Brasil – o texto mescla ficção com realidade histórica e tem como tônica a visibilização de grupos comumente subalternizados nas narrativas históricas como os indígenas, os africanos e seus descendentes, os pobres e as mulheres.
O texto do professor Carlos Cavalheiro discorre sobre assuntos como a escravidão, a discriminação, os anseios dos participantes das expedições monçoeiras. No entanto, contrabalanceando a densidade de tais temas, Cavalheiro inseriu cenas de humor que emprestaram um tom de suavidade para a peça.
“Vozes Aportadas” ficou em 3º lugar na categoria Dramaturgia Curta de autor não residente em Barueri com mais de 18 anos. O tema desta edição do Prêmio Barueri de Literatura foi “Fraternidade: Um Olhar Sobre o Outro”, tendo como inspiração o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que ressalta: “…todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Em 2023, celebram-se 75 anos da publicação desta Declaração.
Para o professor Carlos Carvalho Cavalheiro ganhar o Prêmio significa também “enaltecer o nome de Porto Feliz, cidade que, nesse momento, foi representada por essa minha participação”.
Em sua 20ª edição em 2023, o Prêmio Barueri de Literatura se consolida como um dos mais expressivos e importantes concursos literários do Brasil, recebendo inscrições de todas as regiões do país nas categorias Conto, Poesia e Dramaturgia Curta, abertas para residentes e não-residentes em Barueri.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da Rede Pública Municipal de Porto Feliz há mais de 17 anos. Escritor, Historiador, Poeta, Pesquisador de Cultura Popular, Carlos tem colaborado na imprensa por meio dos jornais Tribuna das Monções e Jornal Cultural ROL e pelo Portal Marimba Selutu de Angola.
O resultado do Concurso pode ser conferido no link: https://servicos.barueri.sp.gov.br/cms/Upload/Diario/pdf/JOB-1646-18Out2023%20%281%29_638332124505376877.pdf
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024