Elaine dos Santos
Crônica ‘Amar o próximo, talvez respeitá-lo…’
Quando Napoleão III e Georges-Eugène Haussmann resolveram ‘limpar’/higienizar Paris, fazendo-a a Cidade Luz que é hoje, entre os anos de 1853 e 1870, veio abaixo a Paris dos becos, das vielas, em que se mesclavam a pobreza extrema e a aristocracia.
Naquele momento, os dois “demolidores” da velha cidade pensavam que era preciso retirar os pobres do núcleo central, conduzindo-os a morar a quilômetros de distância dos ricos, evitar levantes populares, assim como conter a disseminação de doenças (era muita sujeira, de fato, entre pobres e entre ricos).
Em 1857, um poeta expressou o mal-estar que tudo isso causava. Charles Baudelaire, que se tornou um dos grandes ícones da literatura mundial. Um dos seus poemas em prosa, “Os olhos dos pobres“, define um pouco do que se vê por aqui ainda hoje.
Temos visto inúmeras cenas em que pessoas – que se acham – ricas demonstrarem asco, nojo e expressarem violência contra os pobres.
Em “Os olhos dos pobres”, Baudelaire trata dessa suposta superioridade que alguns mais abastados financeiramente acreditam ter: um jovem casal transita pela Paris em reformas e mostra-se encantado.
Eis que eles resolvem adentrar em um café, em que se destacam sinais de reforma, mas que já apresenta traços de modernidade – é um local, pois, em transição. O casal senta-se em um espaço que dá acesso ou que permite ver a rua.
Surgem, então, um homem na faixa dos 40 anos, que traz um menino pela mão e carrega outro pelo braço. Todos em farrapos. Eram seis olhos que contemplavam a grandiosidade do café, o que incomoda seriamente a jovem.
Tem-se então a voz do homem apaixonado (o eu lírico do poema): “Dizem os cancionistas que o prazer torna a alma boa e amolece o coração. Não somente essa família de olhos me enternecia, mas ainda me sentia um tanto envergonhado de nossas garrafas e copos, maiores que nossa sede.”
Ele prossegue os seus versos: “Voltei os olhos para os seus, querido amor, para ler neles meu pensamento; mergulhava em seus olhos tão belos e tão estranhamente doces, nos seus olhos verdes habitados pelo Capricho e inspirados pela Lua, quando você me disse: ‘Essa gente é insuportável, com seus olhos abertos como portas de cocheira! Não poderia pedir ao maître para os tirar daqui?’
Como é difícil nos entendermos, querido anjo, e o quanto o pensamento é incomunicável, mesmo entre pessoas que se amam!”
Ao iniciar o poema, o eu lírico já havia avisado que passara a odiar aquela mulher “impermeável” à dor do outro.
Gente insensível, gente omissa, gente sem noção sempre existiu. De tempos em tempos, eles apenas tomam coragem e erguem a voz.
Algumas pessoas, no Natal, distribuem presentes, brinquedos, alimentos para saciar a consciência e seguem as suas vidas.
Algumas pessoas esquecem que pessoas humildes, pessoas solitárias também sentem fome, medo, solidão, tristeza, saudade e ignoram-nas não apenas nas festas do final de ano, mas o fazem durante todo o ano.
O período que se seguiu às principais publicações de Baudelaire foi marcado por grandes evoluções tecnológicas, mas pouca valorização humana, tanto que, na Europa, emerge o chamado Decadentismo, um desconforto literário diante do descompasso entre o progresso econômico e a pobreza das gentes.
Pensei nisso porque, na véspera de Natal, houve um afogamento numa prainha na minha cidade. O rapaz, 19 anos, era arrimo de família. As buscas somente alcançaram êxito na manhã do dia 26 de dezembro, ou seja, o dia de Natal foi marcado pela angústia da família e pela animação na prainha.
Meu sincero desejo que 2024 nos encontre mais permeável aos sentimentos do outro, tanto aquele que nos é caro, como nossos familiares, com o estranho, que tem família, que tem pessoas que lhe amam.
Elaine dos Santos
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Natural de Restinga Seca (RS), é licenciada em Letras, Mestre e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem formação em espanhol pela Universidad de La Republica, Montevidéu. Possui 29 artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais na área de Letras com classificação Qualis, além de participação em eventos com trabalhos completos e resumos. É autora do livro Entre lágrimas e risos: as representações do melodrama no teatro mambembe, adaptação de sua tese de doutorado, e coautora em outros livros versando sobre Direito, História, Educação e Letras. É revisora de textos acadêmicos, cronista com textos publicados em jornais regionais e estaduais e participação em mais de 80 antologias.
O Decadentismo continua presente em nossos dias, importante denúncia através da tocante poética neste brilhante texto.Tenhamos voz em nossa literatura.
Simplesmente, amei essa crônica. Parabéns, querida!
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