A outorga da Comenda ‘Ulysses Guimarães deu-se em comemoração aos 35 anos da ‘Constituição Cidadã’
Ulysses Silveira Guimarães – político e advogado brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar. Foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que inaugurou a nova ordem democrática, após 21 anos sob a ditadura militar
Ulysses Guimarães foi um defensor incansável na luta pela democracia e pela liberdade. Ele nasceu em 16 de outubro de 1916 e, quando jovem, sonhava em ser artista. Estudou piano. Foi poeta premiado pela Academia Paulista de Letras nos tempos de estudante e escreveu diversos livros. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Ulysses também foi professor, advogado e até presidente de clube de futebol! Mais tarde, abraçou outro sonho: ser político. Foi o parlamentar que mais tempo ficou à frente do Legislativo Federal, por mais de quatro décadas. Venceu 11 eleições seguidas para deputado federal! Exerceu a Presidência da Câmara dos Deputados por três vezes.
Desde cedo, Ulysses mostrava talento como orador. Cada vez que tinha uma ideia, onde quer que estivesse, anotava em tiras de papel, que carregava nos bolsos do paletó. Dessas anotações, saíram documentos, discursos e frases que hoje ocupam lugar de destaque na história brasileira. Em 1987, acumulou a Presidência da Câmara dos Deputados e a da Assembleia Nacional Constituinte, para elaboração da nova Constituição do Brasil. Ulysses conduziu os trabalhos da Constituinte de forma brilhante. Entregou o novo texto em pouco mais de um ano, após análise de mais de 60 mil emendas que alteravam os artigos originais. No dia da promulgação, chamou a nova Carta Magna de “Documento da Liberdade”.
Promulgada em 05 de outubro, a Constituição de 1988 representou um marco central na redemocratização do país e na inauguração de um Estado democrático de direito, fundado na cidadania e na dignidade da pessoa e destinado, conforme seu preâmbulo, a assegurar o exercício de direitos sociais e individuais a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça.
Para além do progresso que representou no que diz respeito ao reconhecimento formal
dos direitos fundamentais e sociais, a Constituição marcou também a abertura de uma nova
visão acerca do papel da Administração Pública, que consagra a supremacia dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade e afirma a necessidade de concurso para acesso aos cargos e empregos públicos, numa clara rejeição ao patrimonialismo e clientelismo que predominavam em determinados setores públicos.
Diante a longa odisseia pela Democracia, e toda trajetória marcante de Ulysses Guimarães para implementar a ‘Constituição Cidadã’, e para comemorar os 35 anos desta data tão importante a Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes, Brasilis – AICLAB condecorou em 2023 os seus acadêmicos com uma Comenda em nome de Ulysses Guimarães, o homem que lutou pela redemocratização do Brasil.
Matéria enviada pela Correspondente do ROL Natália Tamara, da cidade de Capim Grosso (BA)
Contatos com a autora
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Programação do aniversário dos 38 anos de Capim Grosso - 5 de maio de 2024
- Alfarrábio nordestino - 2 de maio de 2024
- O que ‘te’ faz Negro? O que não te faz? - 28 de fevereiro de 2024
Natália Tamara Cerqueira da Silva, natural de Saúde (BA), e residente em Capim Grosso (BA), mais conhecida no meio literário como Natália Tamara, é professora, escritora, poeta, graduanda em Letras Vernáculas (UNEB) e Agente Cultural (SENAI). Acadêmica Imortal da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, e membra das seguintes academias: AIL – Academia Independente de Letras; AILAP – Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo; AICLAB – Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes – Brasilis e AIML – Academia Internacional Mulheres das Letras. Membra do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor – (LEFOR). Detentora de alguns títulos e prêmios literários e Dra. h. c. em Literatura, pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Antologista. Diretora do grupo de teatro Cultura em Movimento. Pesquisadora: atualmente desenvolve a pesquisa ‘O templo dos Imortais’ – Um estudo comparado das (des) semelhanças da Academia Brasileira de Letras (ABL) e as Novas Arcádias Literárias. Desenvolve projetos Culturais e Pedagógicos.