Museu da Língua Portuguesa faz formação em método de letramento a partir da escrita de cartas
Objetivo é que participantes conheçam a metodologia do projeto DePara e repliquem a ação, que também promove a retomada de vínculos afetivos.
Projeto de escrita de cartas, o DePara tem sido uma ferramenta de aproximação com letramentos e retomada de vínculos e cidadania desde quando foi criado, em 2023.
A fim de fomentar multiplicadores da iniciativa, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove a formação Método DePara: selar vínculos através da carta.
O público-alvo são pessoas interessadas em conhecer de perto o projeto e replicar a ação em outros grupos e outras realidades.
A atividade vai acontecer nos dias 30 de abril e 2 de maio, presencialmente, na Sala Multiuso do Museu da Língua Portuguesa, das 14h às 17h. Para participar, é preciso se inscrever, gratuitamente, pelo Sympla (clique aqui).
Nos dois encontros, serão apresentados o histórico do projeto DePara, sua metodologia e repercussão junto às pessoas atendidas.
Os encontros serão apresentados pela artista visual e educadora Carmen Garcia, parceira na concepção do projeto, que vai compartilhar sua experiência com esta atividade.
Nos encontros do projeto DePara, mesa, cadeiras e materiais para escrita são colocados na calçada do Museu para estimular as pessoas a se sentar e escrever uma carta.
A atividade tem o apoio de oficineiros e profissionais do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, realizador da iniciativa.
Professores, psicólogos, assistentes sociais e redutores de danos, entre outros, já participaram do projeto ao longo de sua existência.
No Festival Cultura e Pop Rua, realizado em agosto de 2023, em parceria com o Sesc São Paulo, com correalização da Prefeitura de São Paulo, o DePara ganhou protagonismo.
O projeto teve uma tenda própria, onde pôde apresentar produções desenvolvidas durante os encontros e viabilizar a escrita e envio de dezenas de cartas.
SERVIÇO
Formação Método DePara: selar vínculos através da carta
Dias 30 de abril (terça-feira) e 2 de maio (quinta-feira), das 14h às 17h
Inscrição pelo Sympla (clique aqui)
Na Sala Multiuso do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (haverá a emissão de certificado de participação)
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo.
O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale e da John Deere Brasil; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.
Conta ainda com a parceria das empresas Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis.
Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu.
A reconstrução e a temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Museu da Língua Portuguesa – Comunicação
Alan Faria | | alan.faria@idbr.org.br – 11 99894 0702
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br – 11 99267 5447
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
- Olhares Silenciosos - 18 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.