Bruno Alves Feitosa
A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026

No dia 11 de janeiro de 2026 no Paúl em Moreno foi realizada a primeira reunião do Grupo Cultural Águia Nordestina de Bacamarteiros de Moreno PE, sob a gestão do presidente Reginaldo Alfredo, no extraordinário santuário de natureza, memória, arte e tradição, com apoio da República Alternativa Cultural sob a gestão do jornalista Bruno Feitosa.
No encontro foram abordados os temas relacionados aos trabalhos, encontros e eventos que serão concretizados durante o ano 2026 em prol da preservação do acervo histórico da cultura do bacamarte.

Na sequência da reunião houve um momento sagrado de reflexão cultural com a excelente culinária nordestina e as canções da cultura imaterial como o forró de raiz.
É o início de um marco da trajetória do ano 2026.
Saiba mais sobre os bacamarteiros: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacamarteiro


Bruno Alves Feitosa
Correspondente do Jornal Cultural ROL pela cidade de Teresina (PI)
- Bacamarteiros - 29 de janeiro de 2026
Natural de Terezina (PI). Possui Doutorado em Ciências das Religiões, Doutorado em Capelania, Mestrado em História da Igreja e Bacharelado em Teologia. Atualmente, é promotor cultural e sua obra é realizada através de apresentação de programas e congressos culturais pelo Nordeste. É Diretor da República Alternativa Cultural Recife PE, instituto que foi idealizado no ano de 1989 por ele e pelo professor e pedagogo Nivaldo Alves Feitosa, tendo como objetivo utilizar o multiculturalismo como ferramenta pedagógica, onde valores humanos são engajados para o exercício da cidadania cultural a partir da interpretação da cultura como um acervo de conhecimentos aplicados mediante as capacidades humanas agregadas em pleno exercício visando a construção da identidade histórica de uma sociedade. Presidente da República Alternativa Cultural – Recife PE; Diretor do Bloco Cultural Cavalo Piancó – Recife (PE); Diretor do Bloco Cultural Malassombro do Jaraguá – Recife e Vice-líder do Recanto Intelectual – Recife.Bruno Alves trouxe pela primeira vez na história de Pernambuco a cultura do Cavalo Piancó, folclore do Piauí. Através do Mestre Nonato Araújo presidente do Bloco Fuzuê Cultural do Jaraguá do Ceará, teve o privilégio de trazer para Recife a Cultura do Jaraguá Reisado.

