Grupo de Maracatu No Balanço das Águas celebra 3 anos com evento cultural no CESA Vila Sá
Único grupo de maracatu em atividade no ABC Paulista, o No Balanço das Águas promove um evento de aniversário com participações especiais do Mestre Teté (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural
No dia 05 de maio de 2024 (domingo), às 14h, com entrada gratuita, o Grupo de Maracatu No Balanço das Água (@nobalancodasaguas), único grupo de maracatu atualmente em atividade no Grande ABC, realiza o evento de aniversário de três anos do coletivo.
Reunindo grandes mestres da cena do maracatu no Brasil e artistas, a grande comemoração acontecerá no Cesa Vila Sá, que fica na Avenida Nova Iorque, s/n, em Utinga, Santo André (SP). Local escolhido por ser também o espaço que atualmente acolhe as oficinas de percussão, seguindo a linguagem do Maracatu Nação, realizadas pelo grupo. As atividades acontecem sempre aos sábados e domingos de forma gratuita para a população e são destinadas ao público de todas as idades, com ou sem experiência com instrumentos musicais.
O evento especial contará com a participação do Mestre Teté, diretamente do Bongi (Recife /Pernambuco) e nomeado Patrimônio Vivo da Cidade do Recife, que atua à frente da Nação do Maracatu Almirante do Forte, que foi fundada em 1931. E também do Contramestre Toinho, em sua primeira visita à cidade de Santo André, trazendo o axé de Creusa e Menininha.
Além disso, a presença confirmada de dois Mestres de tradição que escolheram Santo André como lar. Vindo do Pina (Recife), o pernambucano Luiz Água, fundador do Maracatu Baque das Ondas e batuqueiro da Nação do Maracatu Porto Rico (fundada em 1916); e de Igarassu, o pernambucano Rogério Souza, trazendo consigo o legado de Dona Olga e da Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, que foi fundada em 1824 e completa esse ano 200 anos de tradição.
A programação contará ainda com a participação do coletivo Gingaê Cultural, exaltando a cultura afro-brasileira e a arte da capoeira.
O Grupo de Maracatu No Balanço das Águas é uma referência cultural singular no Grande ABC, sendo o único grupo de maracatu em atividade na região. Fundado em 2021, o grupo mantém uma trajetória ininterrupta de três anos dedicados ao resgate e à valorização da rica diversidade da cultura popular brasileira, além de promover ativamente a igualdade racial e as relações étnico-raciais.
O trabalho do grupo é fundamentado em uma profunda pesquisa da cultura popular, com especial enfoque na linguagem do Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, e tem espalhado sua essência por toda a região do ABCDRRMP, construindo um maracatu que acolhe a diversidade de seus integrantes, em um ambiente formativo que celebra e respeita as diferenças.
O repertório é uma homenagem à tradição presente no Maracatu Nação, composto por loas, toadas e narrativas orais autorais que retratam os elementos históricos de valorização e preservação da cultura popular.
“Buscamos, assim, não apenas preservar, mas também fortalecer uma das mais importantes manifestações da cultura afro-indígena-brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, originária de Pernambuco e enraizada na identidade nordestina”, comenta Audrey Bessa, idealizadora do projeto.
Como parte de sua missão inclusiva, visando democratizar o acesso à cultura e promover o envolvimento comunitário, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas oferece oficinas gratuitas de percussão, aos sábados e domingos no Cesa Vila Sá. E para mais informações basta acompanhar as redes sociais do projeto.
Informações: www.instagram.com/nobalancodasaguas
www.youtube.com/@maracatunobalancodasaguas
www.facebook.com/nobalancodasaguas
www.tiktok.com/@nobalancodasaguas
SERVIÇO:
Aniversário de 03 anos do Grupo de Maracatu No Balanço das Águas. Com Grupo de Maracatu No Balanço das Águas e participações especiais de: Mestre Teté e Contramestre Toinho (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural.
Sinopse: Um dia repleto de atividades com apresentações e participação de grandes mestres do Maracatu Nação, além da participação de artistas da região. Atividade aberta e gratuita para todas as pessoas que queiram conhecer o trabalho do grupo com a cultura popular brasileira e ter mais informações sobre as oficinas gratuitas realizadas regularmente no Cesa Vila Sá.
Quando: 05 de maio de 2024 (domingo) – Horário: 14h
Onde: Cesa Vila Sá – Endereço: Avenida Nova Iorque, s/n, Utinga – Santo André – SP
Grátis – Classificação livre para todas as idades.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024