Bacharel em Comunicação Social, radialista, navegante da Stand up Comedy e poetisa: as vertentes do talento de Loid Portugal!
Loide Afonso, mais conhecida no meio literário como Loid Portugal, 26, é natural de Conda, província do Cuanza Sul, Angola, e atualmente reside em Windhoek, Namíbia, onde trabalha e estuda.
É bacharel em Comunicação Social, pela Universidade ISPPU. Foi radialista por cinco anos, na sua província de origem, no qual apresentava o programa Camdengues e, depois, Sons e Tons.
Estreou no mundo do stand up comedy em 2022, no palco do Goza Aquí, num show de Mulheres e, no ano seguinte, participou das eliminatórias, classificando-se em segundo lugar das eliminatórias.
É colaboradora como editora no portal de informação KSN.
Autora de dois livros, ainda não publicados.
Coautora de uma coletânea que sairá em breve.
Loid inicia sua trajetória ROLiana com o poema ‘O que queres sentir?’
‘O que queres sentir?’
Que minhas mãos
Ficam trémulas
Pernas, bambas
E a boca seca?
Que meu coração
Bate
Me abate
Sem piedade?
o que queres sentir ao me ver ou ouvir?
Que meu sangue corre
Quando escorre
Que te me milhas
Com o tom da tua voz
O que te ocorre ao me ver?
Loid Portugal
Contatos com a autora
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
BEM-VINDA MINHA KAMBA, belo texto e excelente apresentação.
Grande artista da minha geração Loid Portugal welcome ao ROL !!!
sucesso nessa jornada!