novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Aprovados no Conselho Superior do IFSP dois novos cursos para o campus Itapetininga

image_pdfimage_print

entrada-instituto-federalOs cursos aprovados são Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio;

logo-instituto-federal-de-iitapetiningaAmbos são para o período matutino, com duração de 4 anos e voltados exclusivamente para os concluintes do ensino fundamental (9º ano) pois o alunos cursará no IFSP o Ensino Médio e o Técnico ao mesmo tempo.
Inscrições  podem ser feitas até o dia 4 de dezembro na secretaria do Campus Itapetininga do IFSP e é isenta de pagamentos: custam apenas  a doação de um quilo de alimento não perecível.
A prova para ingresso nos cursos ocorrerá no dia 11 de dezembro as 13 horas em local ainda a ser definido. O conteúdo da prova contemplará questões de Ciências, Matemática, Português, História e Geografia.
Cada curso oferecerá 40 vagas e conforme a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e a Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.
Das 40 vagas de cada curso, 20 se destinarão à Ampla Concorrência – Vagas para todos e quaisquer candidatos inscritos, entre os quais estão incluídos os candidatos que solicitaram vagas reservadas, cuja ocupação será baseada na classificação obtida na prova.

4 vagas destinadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino; com renda per capita familiar bruta menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo, vigente aos três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo, isto é, julho, agosto e setembro de 2016; e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (34,73% da população do Estado de São Paulo, segundo o IBGE no Censo de 2010).

6 vagas  serão destinadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino; com renda per capita familiar bruta menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo, vigente aos três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo, isto é, julho, agosto e setembro de 2016

4 vagas destinadas aos candidatos que estudaram integralmente, em instituição pública de ensino; independente de renda; e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

6 vagas reservadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino, independente de renda.

Os candidatos que tenham cursado, ainda que parcialmente, o ensino fundamental em instituições privadas de ensino (particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, mesmo com bolsa integral, não têm direito às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012).

As escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) não pertencem à Rede Pública de Ensino, portanto, candidatos que tenham cursado o ensino fundamental nessas instituições não têm direito às vagas reservadas pelaLei nº 12.711/2012.

Informações sobre os cursos:

Ambos os cursos tem sua formação geral pautadas basicamente nos seguintes itens.
– Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer  uso das linguagens matemáticas, artístico-culturais e científico-tecnológicas;
– Conhecer e utilizar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
– Construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artístico-culturais;
– Compreender os fundamentos científico-tecnológicos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do conhecimento;
– Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana;
– Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões, enfrentar situações-problema e construir argumentação consistente;
– Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenções solidárias na realidade, respeitando os valores humanos, preservando o meio ambiente considerando a diversidade sociocultural;
– Ter iniciativa, responsabilidade e espírito empreendedor, exercer liderança, saber trabalhar em equipe, respeitando a diversidade de ideias e ter atitudes éticas, visando o exercício da cidadania e a preparação para o trabalho;
– Possibilitar a formação geral, voltada ao desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
Na formação especifica do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio são os seguintes os objetivos gerais:
Formar profissionais qualificados para o ofício de técnico em eletromecânica,
especialista capacitado para planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e
equipamentos eletromecânicos, bem como realizar as demais tarefas pertinentes a sua esfera
de atuação. Tal formação profissional, igualmente, atenta-se para a promoção do exercício da
cidadania, o desenvolvimento da crítica consciente e o estímulo ao empreendedorismo social.

E os objetivos específicos para estes cursos são:
Considera-se, que ao final deste curso, os alunos estarão capacitados a suplantar os
desafios profissionais e sociais. Tal qualificação a ser adquirida com conhecimento técnico,
ética e cidadania, os tornarão aptos a:
– Conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao
exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e
o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
– Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que
nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
– Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuem na instalação, na
produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa
e de pessoas;
– Aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de
controle de qualidade no processo industrial;
– Elaborar desenhos técnicos de máquinas, equipamentos e instalações conforme as
normas técnicas;
– Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e
manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;
– Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em
projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de
equipamentos e na manutenção industrial;
– Projetar, instalar e executar instalações elétricas em baixa tensão, de acordo com
as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
– Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a manutenção preditiva, preventiva
e corretiva na melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial;
– Desenvolver projetos de manutenção, elétrica e mecânica, de instalações elétricas
e de sistemas residenciais, comerciais e industriais, caracterizando e determinando
aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e
máquinas, elaborando cronogramas e listas de materiais;
– Inspecionar máquinas, equipamentos e instalações elétricas e mecânicas;
16
– Conduzir a execução técnica de tarefas orientando e coordenando equipes de
execução de instalações e de operações;
– Instalar e manter circuitos elétricos em baixa tensão. Corrigir e prever falhas em
máquinas e equipamentos elétricos;
– Elaborar, planejar e executar projetos na área de eletrônica e automação;
– Executar a fabricação de componentes e conjuntos mecânicos;
– Operar máquinas, equipamentos, instrumentos de medição e ensaios mecânicos;
– Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a
racionalização de uso e de fontes alternativas.
Para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio temos basicamente os seguintes objetivos específicos.
– Formar um profissional com a capacidade de analisar situações e propor soluções informatizadas;
– Conduzir e gerenciar projetos de sistemas e preparação de ambientes com a finalidade de automatizar as informações, utilizando as tecnologias de informática de um modo adequado e flexível;
– Capacitar o educando a utilizar a lógica de programação para o desenvolvimento de aplicações visuais comerciais, sistemas de intranet e extranet para informatização de processos em instituições e empresas públicas ou privadas;
– Utilizar programas básicos de computador, de forma  a dar suporte aos seus usuários finais;
– Fornecer os conhecimentos mínimos necessários para  que seu egresso seja capaz de atuar na área de formação por meio de empresa ou negócio próprio;
– Realizar o levantamento e coleta de dados para projetos de sistemas;
– Desenvolver, implantar e manter sistemas de bancos de dados;
– Realizar a manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos;
– Instalar e configurar sistemas operacionais;
– Instalar e configurar periféricos;
– Utilizar as ferramentas de qualquer pacote Office;
– Desenvolver aplicativos comerciais completos e dinâmicos;
– Analisar e identificar a melhor solução em sistemas para determinada situação;
– Gerenciar projetos de software e princípios de governança de TI.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo