outubro 05, 2024
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Aprovados no Conselho Superior do IFSP dois novos cursos para o campus Itapetininga

entrada-instituto-federalOs cursos aprovados são Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio;

logo-instituto-federal-de-iitapetiningaAmbos são para o período matutino, com duração de 4 anos e voltados exclusivamente para os concluintes do ensino fundamental (9º ano) pois o alunos cursará no IFSP o Ensino Médio e o Técnico ao mesmo tempo.
Inscrições  podem ser feitas até o dia 4 de dezembro na secretaria do Campus Itapetininga do IFSP e é isenta de pagamentos: custam apenas  a doação de um quilo de alimento não perecível.
A prova para ingresso nos cursos ocorrerá no dia 11 de dezembro as 13 horas em local ainda a ser definido. O conteúdo da prova contemplará questões de Ciências, Matemática, Português, História e Geografia.
Cada curso oferecerá 40 vagas e conforme a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e a Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.
Das 40 vagas de cada curso, 20 se destinarão à Ampla Concorrência – Vagas para todos e quaisquer candidatos inscritos, entre os quais estão incluídos os candidatos que solicitaram vagas reservadas, cuja ocupação será baseada na classificação obtida na prova.

4 vagas destinadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino; com renda per capita familiar bruta menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo, vigente aos três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo, isto é, julho, agosto e setembro de 2016; e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (34,73% da população do Estado de São Paulo, segundo o IBGE no Censo de 2010).

6 vagas  serão destinadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino; com renda per capita familiar bruta menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo, vigente aos três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo, isto é, julho, agosto e setembro de 2016

4 vagas destinadas aos candidatos que estudaram integralmente, em instituição pública de ensino; independente de renda; e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

6 vagas reservadas aos candidatos que estudaram integralmente em instituição pública de ensino, independente de renda.

Os candidatos que tenham cursado, ainda que parcialmente, o ensino fundamental em instituições privadas de ensino (particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, mesmo com bolsa integral, não têm direito às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012).

As escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) não pertencem à Rede Pública de Ensino, portanto, candidatos que tenham cursado o ensino fundamental nessas instituições não têm direito às vagas reservadas pelaLei nº 12.711/2012.

Informações sobre os cursos:

Ambos os cursos tem sua formação geral pautadas basicamente nos seguintes itens.
– Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer  uso das linguagens matemáticas, artístico-culturais e científico-tecnológicas;
– Conhecer e utilizar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
– Construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artístico-culturais;
– Compreender os fundamentos científico-tecnológicos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do conhecimento;
– Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana;
– Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões, enfrentar situações-problema e construir argumentação consistente;
– Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenções solidárias na realidade, respeitando os valores humanos, preservando o meio ambiente considerando a diversidade sociocultural;
– Ter iniciativa, responsabilidade e espírito empreendedor, exercer liderança, saber trabalhar em equipe, respeitando a diversidade de ideias e ter atitudes éticas, visando o exercício da cidadania e a preparação para o trabalho;
– Possibilitar a formação geral, voltada ao desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
Na formação especifica do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio são os seguintes os objetivos gerais:
Formar profissionais qualificados para o ofício de técnico em eletromecânica,
especialista capacitado para planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e
equipamentos eletromecânicos, bem como realizar as demais tarefas pertinentes a sua esfera
de atuação. Tal formação profissional, igualmente, atenta-se para a promoção do exercício da
cidadania, o desenvolvimento da crítica consciente e o estímulo ao empreendedorismo social.

E os objetivos específicos para estes cursos são:
Considera-se, que ao final deste curso, os alunos estarão capacitados a suplantar os
desafios profissionais e sociais. Tal qualificação a ser adquirida com conhecimento técnico,
ética e cidadania, os tornarão aptos a:
– Conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao
exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e
o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
– Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que
nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
– Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuem na instalação, na
produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa
e de pessoas;
– Aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de
controle de qualidade no processo industrial;
– Elaborar desenhos técnicos de máquinas, equipamentos e instalações conforme as
normas técnicas;
– Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e
manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;
– Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em
projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de
equipamentos e na manutenção industrial;
– Projetar, instalar e executar instalações elétricas em baixa tensão, de acordo com
as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
– Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a manutenção preditiva, preventiva
e corretiva na melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial;
– Desenvolver projetos de manutenção, elétrica e mecânica, de instalações elétricas
e de sistemas residenciais, comerciais e industriais, caracterizando e determinando
aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e
máquinas, elaborando cronogramas e listas de materiais;
– Inspecionar máquinas, equipamentos e instalações elétricas e mecânicas;
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– Conduzir a execução técnica de tarefas orientando e coordenando equipes de
execução de instalações e de operações;
– Instalar e manter circuitos elétricos em baixa tensão. Corrigir e prever falhas em
máquinas e equipamentos elétricos;
– Elaborar, planejar e executar projetos na área de eletrônica e automação;
– Executar a fabricação de componentes e conjuntos mecânicos;
– Operar máquinas, equipamentos, instrumentos de medição e ensaios mecânicos;
– Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a
racionalização de uso e de fontes alternativas.
Para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio temos basicamente os seguintes objetivos específicos.
– Formar um profissional com a capacidade de analisar situações e propor soluções informatizadas;
– Conduzir e gerenciar projetos de sistemas e preparação de ambientes com a finalidade de automatizar as informações, utilizando as tecnologias de informática de um modo adequado e flexível;
– Capacitar o educando a utilizar a lógica de programação para o desenvolvimento de aplicações visuais comerciais, sistemas de intranet e extranet para informatização de processos em instituições e empresas públicas ou privadas;
– Utilizar programas básicos de computador, de forma  a dar suporte aos seus usuários finais;
– Fornecer os conhecimentos mínimos necessários para  que seu egresso seja capaz de atuar na área de formação por meio de empresa ou negócio próprio;
– Realizar o levantamento e coleta de dados para projetos de sistemas;
– Desenvolver, implantar e manter sistemas de bancos de dados;
– Realizar a manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos;
– Instalar e configurar sistemas operacionais;
– Instalar e configurar periféricos;
– Utilizar as ferramentas de qualquer pacote Office;
– Desenvolver aplicativos comerciais completos e dinâmicos;
– Analisar e identificar a melhor solução em sistemas para determinada situação;
– Gerenciar projetos de software e princípios de governança de TI.
Helio Rubens
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