setembro 17, 2024
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
O voo da dente-de-leão
Eu passo só
L’arte di vivere lentamente: lezioni dal cinema e dalla letteratura
Últimas Notícias
O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero O voo da dente-de-leão Eu passo só L’arte di vivere lentamente: lezioni dal cinema e dalla letteratura

Coluna Sergio Diniz da Costa no jornal da APEVO

Print Friendly, PDF & Email

Cultura

LITERATURA, ARTES & CURIOSIDADES

Dezembro de 2016

 

CURIOSIDADES SOBRE O NATAL

 

A Senhora Noel, esposa do Papai Noel, foi introduzida pela primeira vez ao mundo em 1889 no livro “Goody Papai Noel” em um passeio de trenó, pela poetisa Katherine Lee Bates.

apevo

Nos primeiros dias, os brinquedos e doces eram pendurados na árvore de Natal. Ao início de 1900, os presentes foram embrulhados em papel de seda branco e fita de cetim vermelho.

apevo2

A criação da Missa do Galo é atribuída a São Francisco de Assis, que teria construído o primeiro presépio em 1224, na cidade de Greccio, na Itália. O ato era seguido de uma missa e, como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.

apevo3

apevo4

A canção natalina Noite Feliz nasceu na Áustria, em 1818. O padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo órgão da igreja. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém, fez anotações, e procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia.

apevo5

A versão brasileira da canção também foi feita por um religioso: o Frei Pedro Sinzig. Também nascido na Áustria, em 1876, veio morar na cidade de Salvador, na Bahia, em 1893. O frei naturalizou-se brasileiro em 1898 e se destacou como um grande incentivador da música religiosa no país.

apevo6

A maioria das versões sobre a procedência da árvore de Natal indica a Alemanha como seu país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

apevo7

apevo8

 

Outra versão atribui a criação ao anglo-saxão Vilfrido. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e teria usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina.

 

Foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal. Eles tomaram contato com a tradição por volta de 1850. Quando o príncipe Albert se casou com a rainha Vitória, ela começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight. A população passou a imitá-los.

apevo9

Na Alemanha, quatro domingos antes do Natal, as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. A árvore é decorada com os pfefferkuchen, bolachinhas recobertas de glacê colorido.

apevo10

As bolas natalinas surgiram para substituir as maçãs que eram colocadas nas árvores de natal como enfeites.

apevo11

 

Se você, leitor, deseja entrar em contato com o colunista para sugestões e ideias, escreva para sergiodiniz.costa2014@gmail.com

 

Um mega abraço e até a próxima edição!

 

                                                                                                  Sergio Diniz da Costa

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo