O evento celebrou a inclusão, diversidade e a rica tradição literária brasileira, consolidando a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia como um espaço vibrante e representativo da cultura nacional

No dia 8 de novembro, na histórica Casa dos Azulejos, ocorreu a solenidade de posse dos novos membros da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), marcando um momento histórico para a literatura local.
Destaque especial para a posse dos escritores Davi Cardmen e Robertha Tulio, portadores do espectro autista, que simbolizam a necessária inclusão e diversidade no meio literário.
A inclusão é fundamental para construir uma sociedade justa e igualitária, não apenas no meio literário, mas em todos os segmentos da sociedade. Ela permite que todos, independentemente de suas diferenças, tenham voz e oportunidades.
A inclusão valoriza a diversidade e promove a participação ativa de todos. No meio literário, a inclusão abre espaço para novas perspectivas e talentos. É através da inclusão que podemos quebrar barreiras e construir um futuro mais justo.
Durante o evento, a presença de Zuleica Tani, tataraneta do ilustre escritor Monteiro Lobato, e Janaína Cunha, bisneta de Euclydes da Cunha, ressaltou a importância de manter vivo o legado dos clássicos.
O evento de posse, realizado durante a 4ª Edição da FLISPA (Feira Literária de São Pedro da Aldeia), organizada pelo escritor Renato Fulgoni, contou com a participação do Grupo Ciganeando Por Aí, que encantou com danças ciganas, as apresentações musicais da talentosa Emilene Suzana e uma incrível jornada multicultural.
Artistas de cinco estados visitaram São Pedro da Aldeia exclusivamente para o evento, demonstrando o alcance e relevância da ALSPA e FLISPA.
A presença de personalidades ilustres, como Zuleica Tani e Janaína Cunha, é fruto do trabalho e parcerias realizadas pelo presidente da ALSPA, Rogerio Veiga.
Este evento celebra a inclusão, diversidade e a rica tradição literária brasileira, consolidando a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia como um espaço vibrante e representativo da cultura nacional.
Parabéns a todos os novos membros, ao escritor Renato Fulgoni por sua brilhante iniciativa e ao presidente Rogerio Veiga pela realização desse evento memorável!
FOTOS DA SOLENIDADE
Durante a 4ª Edição da FLISPA e com a participação do
Grupo Ciganeando Por Aí












- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

