julho 10, 2025
Conflito
Recitais do Retiro Musical de Itu
Coisa que só eu ouço
O desprezo existe
English Talk Club
Nobreza
Dia Mundial do Chocolate
Últimas Notícias
Conflito Recitais do Retiro Musical de Itu Coisa que só eu ouço O desprezo existe English Talk Club Nobreza Dia Mundial do Chocolate

Lugares de memória de Porto Feliz

image_print

Passeio cultural evidenciou os lugares de memória de Porto Feliz (SP)

Passeio cultural nos lugares de memória de Porto Feliz (SP)
Passeio cultural nos lugares de memória de Porto Feliz (SP)

No último dia 28, sábado, ocorreu o Passeio pelos lugares de memória de Porto Feliz, mediado pelo Mestre em Educação e Doutorando em Comunicação e Cultura Professor Carlos Carvalho Cavalheiro. O passeio é uma promoção da Equipe Gestora da EMEF. Coronel Esmédio com vistas à formação dos professores da unidade, bem como para usufruto da comunidade em geral.

Vinte e seis participantes se inscreveram para o passeio, dentre professores e pessoas interessadas. Participaram, além de porto-felicenses, pessoas das cidades de Boituva, São Paulo, Sorocaba, Itu e Salto, o que demonstra o interesse que desperta a história da cidade de Porto Feliz.

Praça da Matriz 'Dr. José Sacramento e Silva'
Praça da Matriz ‘Dr. José Sacramento e Silva

O passeio iniciou-se na Praça da Matriz (Dr. José Sacramento e Silva), defronte ao monumento em homenagem a Cândido Motta. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro evidenciou a qualidade artística do monumento que foi criado e esculpido pelo artista Giulio Starace (Júlio Starace), um famoso escultor italiano, radicado no Brasil na década de 1920 e que se destacou por produzir a obra em mármore de dois amantes na Fonte dos Amores, em Poços de Caldas.

“A obra de Poços de Caldas foi feita em 1929. O monumento a Cândido Motta é anterior, de 1920. Infelizmente, apesar de ser uma escultura realizada por um artista de renome, pouca gente de Porto Feliz sabe disso. E, assim, o monumento sofre vandalismos”, conclui o professor.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Da Praça, o grupo seguiu para o interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Dentro da Igreja puderam apreciar o conjunto de azulejos pintados pelo também italiano Bruno de Giusti. O professor Carlos discorreu sobre as críticas sociais que Bruno inseriu em sua obra e, também, sobre as representações da História oficial da cidade. Na oportunidade, os participantes ouviram, ainda, sobre o restauro das imagens de Nossa Senhora da Penha (primeira padroeira da cidade) e de Nossa Senhora Mãe dos Homens, informações essas passadas por Guilherme Iversen.

Guilherme Iversen

O passeio terminou no Parque das Monções com especial atenção para o Monumento aos Bandeirantes e, também, para a construção da réplica do batelão, feita a partir do tronco do famoso Jequitibá, que foi morto por ato de vandalismo.

Parque das Monções. Monumento aos Bandeirantes
Parque das Monções. Monumento aos Bandeirantes

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realiza passeios culturais como esse desde o início dos anos 2000 em Sorocaba. Criou diversos roteiros temáticos, sendo alguns deles aproveitados pela empresa de turismo pedagógico Educar. Em Porto Feliz, o professor Carlos realiza passeios semelhantes desde 2006, especialmente com seus alunos da EMEF. Coronel Esmédio. Já realizou passeios com temáticas específicas – como sobre a rua da Laje – e abrangentes como generalidades da história local. Também é criador e idealizador da Gincana de História, evento destinado aos estudantes com enigmas sobre a cidade de Porto Feliz.


Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Ir para o conteúdo