José Coutinho de Oliveira: Sociologia
Deus definitivamente é um mistério portanto todas as demais questões são passíveis de serem descobertas: as leis da sociedade, por exemplo. Mas pergunta-se: Deus é uma só onipotência ou são três onipotências ? Alguém dirá é uma só onipotência, mas o Filho não é tão onipotente quanto o Pai e vice-versa ? Portanto se a sociologia não é mistério, não é mistério governar, lembrando que o 1º nome da Sociologia para Comte era Física Social. Sabemos hoje que regular a economia é complicar-se. Lembramos daquele principal princípio do liberalismo: sem liberdade não há responsabilidade; sem liberdade você não consegue motivar as pessoas. A motivação existe quando você pode optar. Portanto não é fazendo leis (obrigando) que você consegue a paz e a prosperidade. No estado mínimo a economia se autorregula através da lei da oferta e da procura, ou seja, sobressai-se o comerciante que oferece uma boa mercadoria com um preço mais acessível. Qual o primeiro passo então para se adotar o estado mínimo: avaliar as estatais para depois privatizá-las. Ao Estado cabe principalmente legislar e julgar. Hoje sabemos que só privatizar não é suficiente. Precisamos reformular os artigos 19 e 65 da Constituição Federal. No primeiro para inauguramos o transdenominacionalismo religioso, ou seja, para permitir que o Estado gaste com evangelização e o 2º para extinguirmos a função revisora do senado; precisamos também do voto facultativo e do presidencialismo parlamentarista ou neopresidencialismo.
José Coutinho de Oliveira
Graduado em Letras e Pedagogia
Classificado cavaleiro comendador pelo príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, sobrinho pentaneto pelo lado materno de José Bonifácio
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.