Um livro que une ciência, imaginação e afeto

Raquel Franck Barboza Lhullier, ou simplesmente, Raquel Lhullier, psicóloga com mais de 20 anos de experiência clínica com crianças e famílias, encontrou na literatura uma forma encantadora de transformar conhecimento científico em histórias que tocam o coração.

Apaixonada pelo universo infantil e pelo encontro entre gerações, ela uniu sua experiência com a da Dra. Tamara Russell, do Reino Unido, para criar um projeto multicultural que atravessa fronteiras e chega às famílias de maneira simples e afetuosa, nasceu o livro “Aprendendo a amar os seus dragões. Uma linguagem sobre emoções”.
O resultado é um livro especial que, embora traga a aparência de uma obra infantil, fala diretamente também aos adultos.
Nas páginas deste livro, os “três dragões coloridos” se tornam personagens mágicos que ajudam crianças e responsáveis a conversarem sobre emoções de forma lúdica, leve e transformadora.
A proposta é inovadora: unir neurociência, psicologia e imaginação em uma linguagem acessível, promovendo hábitos emocionais saudáveis e fortalecendo a comunicação entre gerações.
Um verdadeiro convite para pais, educadores e profissionais da saúde explorarem juntos com as crianças o valor da compaixão e do cuidado mútuo.
Disponível em português e inglês, também em formato digital, o livro é uma ponte entre mundos: o da ciência e o da fantasia, o da infância e o da vida adulta, sempre com a intenção de abrir caminhos para uma convivência mais amorosa e consciente.
REDES SOCIAIS DA AUTORA
APRENDENDO A AMAR SEUS DRAGÕES
SINOPSE
Atendendo às expectativas de famílias e profissionais da área da infância, o livro dos Dragões lançado em 2020 e esgotado, está sendo relançado em 2025, agora em sua segunda impressão.
Esta nova edição conta com atualizações e passa a ser distribuída pela UICLAP.
Embora com aparência de livro infantil, o livro estabelece, desde suas primeiras páginas, um diálogo direto e cuidadoso com os responsáveis pelas crianças.
Destinado tanto ao público leigo quanto a profissionais da saúde, educação e desenvolvimento infantil, o livro integra de forma acessível e sensível importantes referenciais teóricos contemporâneos.
Entre os eixos que sustentam a obra estão o BMT (Body in Mind Training), desenvolvido pela Dra. Tamara Russell, a experiência clínica com infância de Raquel Lhullier, e elementos da Terapia Focada na Compaixão ( Dr. Paul Gilbert.)
As autoras apresentam a linguagem dos “três dragões”, criando uma ponte entre a neurociência e o imaginário infantil e familiar.
Essa construção simbólica e lúdica possibilita às crianças e suas famílias a formulação de construtos mentais saudáveis, promovendo o desenvolvimento de hábitos emocionais positivos.
A obra se destaca por oferecer uma abordagem inteligente, sensível e agradável para o enfrentamento de dificuldades emocionais, ajudando famílias e crianças a encontrarem caminhos mais saudáveis para lidar com os desafios do desenvolvimento e da vida cotidiana.
O título permanece disponível em formato digital, em português e inglês.
Assista à resenha do canal @oqueli no YouTube
OBRA DA AUTORA

ONDE ENCONTRAR
UICLAP
AMAZON
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Mayara Pascotto - 28 de novembro de 2025
- Síndrome Caramelo - 27 de novembro de 2025
- Renan Hart - 26 de novembro de 2025

Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.

