fevereiro 03, 2026
Angolano vence concurso internacional de literatura
Foi por capricho
Pequeña historia de META
A Fundação da Academia Brasileira de Letras
Sonho ou paixão?
Selecionem-se bons cidadãos docentes
O Altar da hipocrisia
Últimas Notícias
Angolano vence concurso internacional de literatura Foi por capricho Pequeña historia de META A Fundação da Academia Brasileira de Letras Sonho ou paixão? Selecionem-se bons cidadãos docentes O Altar da hipocrisia

Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas

image_print

Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas será lançado em novembro, durante o 23º SBPJor

Capa Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas
Capa Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas

Publicação, inédita no Brasil, reúne 96 verbetes compilados por 79 pesquisadores da área.

O lançamento do primeiro Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas, produzido pela Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), está previsto para ocorrer em novembro, durante o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (23º SBPJor). O 23º SBPJor se realiza de 5 a 7 de novembro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa – Paraná, e é promovido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Trata-se, o Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas, de uma compilação de 96 verbetes com caráter enciclopédico produzidos por 79 pesquisadores em narrativas de todo o Brasil. O objetivo da publicação de 344 páginas, para além de ocupar uma lacuna aberta desde há muito nos estudos de narrativa no Brasil, é servir como marco referencial atestando a maturidade, e a importância, que a pesquisa em narrativas atingiu passados dez anos da criação da Renami, de onde o projeto nasce e tem abrigo.

Cremilda Medina, uma das pioneiras dos estudos em narrativas no Brasil, assinala, na apresentação, ao discorrer sobre as importâncias da publicação, que “Há outra virtude que este dicionário apresenta: as referências dos verbetes-ensaios remetem não apenas aos clássicos estrangeiros, mas incluem, com propriedade e justiça, pesquisadores brasileiros, especialmente os que comparecem com sua contribuição jovem, a do século XXI – aí incluída a reflexão latente da era digital”.

A organização é de Agnes Arruda (UMC), Demétrio de Azeredo Soster (UFS) e Mara Rovida (Uniso); a editora, Clea Editorial, de Alumínio, São Paulo.

O livro terá duas versões: impressa, destinada aos autores e bibliotecas, e virtual. Esta última poderá ser baixada gratuitamente em breve no repositório da Renami – https://independentscholar.academia.edu/RededePesquisaRenami

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo