Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas será lançado em novembro, durante o 23º SBPJor

Publicação, inédita no Brasil, reúne 96 verbetes compilados por 79 pesquisadores da área.
O lançamento do primeiro Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas, produzido pela Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), está previsto para ocorrer em novembro, durante o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (23º SBPJor). O 23º SBPJor se realiza de 5 a 7 de novembro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa – Paraná, e é promovido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Trata-se, o Dicionário Brasileiro de Narrativas Midiáticas, de uma compilação de 96 verbetes com caráter enciclopédico produzidos por 79 pesquisadores em narrativas de todo o Brasil. O objetivo da publicação de 344 páginas, para além de ocupar uma lacuna aberta desde há muito nos estudos de narrativa no Brasil, é servir como marco referencial atestando a maturidade, e a importância, que a pesquisa em narrativas atingiu passados dez anos da criação da Renami, de onde o projeto nasce e tem abrigo.
Cremilda Medina, uma das pioneiras dos estudos em narrativas no Brasil, assinala, na apresentação, ao discorrer sobre as importâncias da publicação, que “Há outra virtude que este dicionário apresenta: as referências dos verbetes-ensaios remetem não apenas aos clássicos estrangeiros, mas incluem, com propriedade e justiça, pesquisadores brasileiros, especialmente os que comparecem com sua contribuição jovem, a do século XXI – aí incluída a reflexão latente da era digital”.
A organização é de Agnes Arruda (UMC), Demétrio de Azeredo Soster (UFS) e Mara Rovida (Uniso); a editora, Clea Editorial, de Alumínio, São Paulo.
O livro terá duas versões: impressa, destinada aos autores e bibliotecas, e virtual. Esta última poderá ser baixada gratuitamente em breve no repositório da Renami – https://independentscholar.academia.edu/RededePesquisaRenami
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

