julho 07, 2024
Não posso
Preso ao vazio
Eu sou
Inspiração
A Finitude das Coisas
Corro atrás do tempo
Padre Sérgio
Últimas Notícias
Não posso Preso ao vazio Eu sou Inspiração A Finitude das Coisas Corro atrás do tempo Padre Sérgio

Estréia hoje um novo e excepcional colunista: Jorge Paunovic

Print Friendly, PDF & Email

O novo colunista do ROL é presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras

È com muita satisfação e orgulho que apresento mais um novo e brilhante colaborador do nosso jornal: o advogado Jorge Paunovic. Ex-delegado de policia com grande folha de serviços prestados e intelectual reconhecido em toda a região, Jorge Paunovic é casado com a artista plástica Walquiria Paunovic e há anos ele mantem uma das colunas mais lidas do jornal Folha de Itapetininga. Recentemente foi eleito novo presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras e sua posse será no próximo dia 2 de fevereiro, às 20 horas,  no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – Casa Kennedy. (Helio Rubens – Editor)
Jorge Paunovic

AS REDES SOCIAIS E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE UTILIDADE

Com o avanço das telecomunicações nestes últimos tempos a notícia percorre enormes distâncias a uma velocidade incrível.
A humanidade no princípio se comunicava através de sinais de fumaça, ao som de tambores. A informação percorria distâncias através do lombo de animais e os pombos correio. Com a invenção do telégrafo a notícia passou a ser enviada com mais rapidez, entretanto era destinada aos centros em que havia esse aparelho. Depois veio o telefone e com isso o mundo passou a se interligar e com o avanço das telecomunicações e os meios de transporte hoje conversamos pela internet com parentes do outro lado do mundo ao vivo e a cores.
Com esse avanço foram criadas as redes sociais que de certa forma encurtaram o caminho e as pessoas podem se comunicar diariamente, a qualquer hora, expressar suas opiniões e mandar recados para amigos e parentes. O progresso nas comunicações também trouxe uma preocupação que é a radicalização nas redes sociais e a disseminação de notícias falsas. Por essa razão se faz necessário um cuidado maior na utilização dessas redes principalmente com as notícias, é necessário que sejam verificadas essas informações e de onde vieram antes de emitir opiniões muitas vezes apaixonadas.
Da mesma forma quando um assunto é colocado na rede formam-se grupo favoráveis e contrários, isso é sadio e faz parte do estado democrático o que não se pode é defender opiniões de forma apaixonada e muitas vezes partindo para agressões verbais que podem gerar consequências.
A parte lesada tem o sagrado direito de resposta o que não podemos é nos transformar em Juízes e condenar atitudes sem ouvir o lado contrário. Da mesma forma quando se trata de opiniões no campo da política sempre tem os que ao ler a notícia digitam defesas apaixonadas simplesmente por estar do lado oposto ou simpatizar com um dos lados. Devemos como seres racionais analisar desapaixonadamente os fatos e emitir uma opinião sensata e mais justa possível.
As redes sociais devem ser um meio de informação e de alerta para a sociedade. Informar não é julgar e tampouco condenar uma vez que não se está emitindo um julgamento ou uma opinião mas, simplesmente relatando um fato ocorrido e alertando com isenção para que as pessoas se precavenham para não serem prejudicadas. O que não se deve é emitir opiniões grosseiras, desrespeitosas e de forma agressiva uma vez que há uma certa responsabilidade civil e criminal em relação as opiniões emitidas que não estejam de acordo com a verdade e que possam atingir a honra e o caráter de terceiros.
A Constituição Federal protege o cidadão e lhe concede o sagrado direito à informação dessa forma utilizemos as redes sociais de forma responsável.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo