Márcia Nàscimento: ‘Gratidão, a parte mais nobre do amor’


às 13:31 PM
Na atualidade, a palavra Gratidão vem se destacando, porém é necessário que o sentido da palavra seja entendido na íntegra e que não seja confundida com um simples ato de agradecimento, como no caso de dizer muito obrigado, o que é feito repetidamente pela grande maioria das pessoas como uma práxis educativa.
Ter gratidão, vai muito além do que palavras, é ter sentimento de alma que se expande ao coração. O coração por sua vez possui um campo eletromagnético cinco mil vezes mais potente que o cérebro, o que faz com que este sentimento aliado a fé e a emoção, eleve o campo vibracional do corpo físico a um estado muito próximo da iluminação, estado este, onde as infinitas possibilidades são acessíveis, portanto, ter gratidão trata-se de um exercício de fé por ser grato antes mesmo de se ter, levando o ser a conquistas do inimaginável.
A Ciência veem estudando afinco a temática, trazendo esclarecimentos baseados em suas pesquisas afirmando e comprovando que gratidão seria uma das emoções morais que ligariam as pessoas à sociedade como um todo. Nessa mesma linha, McCullough et al. (2001) assinalaram que Schwartz (1967) associou gratidão à inertia, uma força que faz com que as relações sociais mantenham uma orientação pró-social. Baumgarten-Tramer (1938) considerou a gratidão responsável pela coesão social, uma vez que cria uma relação entre pessoas, desenvolvendo seu senso de comunidade. A gratidão seria baseada, principalmente, em elementos sociais e éticos. Algoe, Haidt e Gable (2008), em um estudo empírico, encontraram dados que indicam que a gratidão tem a função de promover e manter relacionamentos.
Como se pode constatar, há uma perfeita sabedoria no que tange o ato da prática da Gratidão. É o amar quando o silêncio insiste em prevalecer, é agradecer e confiar quanto tudo ao entorno do próprio ser possa estar dizendo o contrário daquilo que se crê, é ter um coração totalmente agradecido e repleto de paz por aquilo que já se tem sem se prender às preocupações relacionadas a um futuro incerto, pois a gratidão, nos traz a certeza de que há no Universo uma força tão potente capaz de suprir tudo aquilo que o ser humano necessita para viver e ser feliz nesta existência.
O cérebro e a mente humana não são capazes de pensar duas coisas simultaneamente, portanto, a decisão em escolher os bons pensamentos e a prática de atos salutares está a todo momento sobre o domínio do próprio ser, façamos então o bom uso do intelecto e livre arbítrio e escolhamos o melhor, a fim de que possamos viver ainda aqui um reino das infinitas possibilidades que está ao dispor da humanidade para que se elevem as consciências a um patamar mais elevado e sublime de ascensão e libertação, ao qual somente o amor estará a reger todas as ações unificada a gratidão, pois ela é a parte mais nobre deste excelso sentimento. Seja grato (a) e seja feliz!
Referências Bibliográficas
ALGOE, S. B.; HAIDT, J.; GABLE, S. L. Beyond reciprocity: Gratitude and relationships in everyday life. Emotion, v. 8, n. 3, p. 425-429, 2008. [ Links ]
BAUMGARTEN-TRAMER, F. ‘‘Gratefulness” in children and young people. Journal of Genetic Psychology, v. 53, p. 53-66, 1938. [ Links ]
MCCULLOUGH, M. E. et al. Is gratitude a moral affect? Psychological Bulletin, v. 127, n. 2, p. 249-266, 2001. [ Links ]
SCHWARTZ, B. The social psychology of the gift. American Journal of Sociology, v. 73, p. 1-11, 1967. [ Links ]
Márcia Nàscimento
- Metacognição - 30 de janeiro de 2026
- Mentes conscientes, vidas saudáveis - 21 de janeiro de 2026
- Gratidão, a parte mais nobre do amor - 16 de dezembro de 2025
Natural de Marília (SP), e atualmente residindo em analândia (SP, tem Licenciatura Plena em Pedagogia; Professora Universitária; Especialista em Neuroeducação, Doutora Honoris Causa em Educação (FEBACLA); Especialista em Saúde Mental NR1; Neurocientista com ênfase em Música, Hipnoterapeuta; Neuroterapeuta Especialista em Neurofeedback; Especialista em Palestras, Colunista do Jornal Rol, Jornal Espaço 10 Matão e Jornal Momento Interior Matão; Escritora e Embaixadora da Paz da Federação Brasileira de Ciências; Letras e Artes (FEBACLA), Escritora e Embaixadora da Paz da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH), Chanceler em Artes (Literarte); Polímata (AIL); Membro Imortal da Academia dos Intelectuais Escritores do Brasil (AIEB); Diretora Cultural da Academia Mineiro Paulista de Letras, Ciências e Artes (AMILCA); e Membro Imortal da Academia Mundial de letras da Humanidade AMLH e Presidente da Secccional Matão; Membro da Associação Internacional dos Escritores (Literarte); Membro Imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH); Neoacadêmica da American Academic Circle of Arts (AACAS); Musicista; Compositora; Instrumentista; Cantora e Pesquisadora da Mente Humana e Sócia Proprietária do Núcleo Neuroeducar Matão.


Muito interessante!
You are a very intelligent individual!
Thanks for sharing excellent informations. Your web site is very cool. I am impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and just could not come across. What a perfect website.
Pretty section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to say that I acquire in fact enjoyed account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing for your feeds and even I success you get admission to constantly quickly.
Hello, I think your blog might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Opera, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, terrific blog!