Márcia Nàscimento
‘Mentes conscientes, vidas saudáveis: a neuroeducação como caminho para a saúde mental’


Na história da humanidade, jamais se viveu um período de tamanha desconexão. Embora o universo digital conecte seres humanos de um país a outro em questão de segundos, o vazio existencial que assola a humanidade na atualidade revela-se avassalador.
As pessoas buscam freneticamente saciar o âmago de seus seres por meio de experiências efêmeras e, muitas vezes, funestas, que conduzem a mente a um estado profundamente fragilizado no que tange ao equilíbrio dos sentimentos e das emoções. Torna-se, portanto, imprescindível uma tomada de consciência para a conquista de uma vida saudável, pois toda e qualquer mudança nasce do princípio de escolhas assertivas, iniciadas desde o primeiro pensamento ao despertar e conduzidas, sucessivamente, ao longo do dia.
Infelizmente, diante do excesso de informações disponibilizadas em velocidade vertiginosa, a mente humana acaba apenas absorvendo dados, sem transformá-los em conhecimento e sabedoria. Isso ocorre pela dificuldade de filtrar, analisar e aprofundar-se naquilo que, de fato, convém ser investigado em uma dimensão mais ampla de entendimento e de realidade.
A Neuroeducação apresenta-se, assim, como um caminho para aqueles que buscam o ponto de equilíbrio entre a saúde física e mental. Por meio de uma pesquisa derivacional, conduzimos o indivíduo a compreender os princípios causais de sua dor e, a partir desse entendimento, ressignificamos sua história de vida. Esse processo o retira de um estado limitador e o conduz a um patamar amplamente possibilitador, permitindo-lhe reconhecer quem verdadeiramente é neste planeta.
Compreender a si mesmo, desenvolver a capacidade de enxergar a própria existência sob a luz de uma consciência expandida e alinhada à verdade do ser é o alicerce de uma vida equilibrada e feliz. Uma vida permeada por sonhos reais, e não por promessas infaustas que levam o indivíduo a se desconectar de sua própria realidade e, em seguida, a frustrar-se por tentar viver expectativas idealizadas por outros.
Por isso, é tão essencial conhecer a verdade sobre si mesmo: identificar aquilo que o move com paixão genuína, reconhecer o verdadeiro propósito de sua trajetória existencial e, a partir disso, alcançar a plenitude em todas as dimensões que compõem a mente, a consciência e o corpo físico.
Ter uma mente saudável também é uma decisão!
É a decisão de não aceitar tudo como uma verdade absoluta, de não permitir que regras externas ditem sua realidade sem análise e discernimento. O acesso ao seu reino interior está sob o seu controle. Portanto, não permita que sua saúde mental seja abalada por não exercer a liderança plena sobre sua mente consciente.
Márcia Nascimento
- Mentes conscientes, vidas saudáveis - 21 de janeiro de 2026
- Gratidão, a parte mais nobre do amor - 16 de dezembro de 2025
- Neuroaprendizagem e Neurodidática - 23 de março de 2024
Natural de Marília (SP), e atualmente residindo em analândia (SP, tem Licenciatura Plena em Pedagogia; Professora Universitária; Especialista em Neuroeducação, Doutora Honoris Causa em Educação (FEBACLA); Especialista em Saúde Mental NR1; Neurocientista com ênfase em Música, Hipnoterapeuta; Neuroterapeuta Especialista em Neurofeedback; Especialista em Palestras, Colunista do Jornal Rol, Jornal Espaço 10 Matão e Jornal Momento Interior Matão; Escritora e Embaixadora da Paz da Federação Brasileira de Ciências; Letras e Artes (FEBACLA), Escritora e Embaixadora da Paz da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH), Chanceler em Artes (Literarte); Polímata (AIL); Membro Imortal da Academia dos Intelectuais Escritores do Brasil (AIEB); Diretora Cultural da Academia Mineiro Paulista de Letras, Ciências e Artes (AMILCA); e Membro Imortal da Academia Mundial de letras da Humanidade AMLH e Presidente da Secccional Matão; Membro da Associação Internacional dos Escritores (Literarte); Membro Imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH); Neoacadêmica da American Academic Circle of Arts (AACAS); Musicista; Compositora; Instrumentista; Cantora e Pesquisadora da Mente Humana e Sócia Proprietária do Núcleo Neuroeducar Matão.

