julho 07, 2024
Não posso
Preso ao vazio
Eu sou
Inspiração
A Finitude das Coisas
Corro atrás do tempo
Padre Sérgio
Últimas Notícias
Não posso Preso ao vazio Eu sou Inspiração A Finitude das Coisas Corro atrás do tempo Padre Sérgio

EXCLUSIVO! EXCLUSIVO! O ROL entrevista o novo presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras

Print Friendly, PDF & Email

Jorge Paunovic responde às perguntas do ROL como novo presidente da AIL

 

Dando continuidade à série iniciada pelo colunista Sérgio Diniz da Costa, que entrevistou para a coluna ‘ENTRE NÓS E O PÚBLICO’ a presidente da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História (AVLAH), Miriam Correa Jáki (http://www.jornalrol.com.br/?s=coluna+entre+n%C3%B3s), o jornalista Helio Rubens entrevistou para a mesma coluna o novo presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras, Jorge Paunovic.
Leia a íntegra da matéria (Helio Rubens)

 

ROL: Quem é você?
 
JORGE PAUNOVIC: Sou nascido em São Paulo. Vim para Itapetininga em janeiro de 1995 por ter solicitado minha remoção para esta cidade para o cargo de Delegado de Polícia. Aposentei-me como Delegado em 1997 e durante treze anos advoguei. Atualmente sou micro empresário no ramo de restauro de acervos.

ROL: Sua eleição para a Presidência da AIL (Academia Itapetiningana de Letras) foi concorrida? Quantos candidatos existiam e como conseguiu ser eleito?

JP: No dia da eleição lançaram o meu nome para presidente e fui apoiado pela maioria de Acadêmicos e acabei tendo a maioria dos votos, sendo que outros candidatos tiveram alguns votos. (02)
ROL:  Quais são os seus planos para a realização durante a sua gestão gerente a AIL?
JP: Pretendo realizar visitas nas academias de Letras de Votorantim, Sorocaba, Itapeva e São Paulo, para estreitar laços e conhecer de perto o trabalho que elas realizam. Pretendo realizar concursos de prosas, versos e contos visando popularizar a leitura e a descoberta de novos talentos,  incentivar a leitura e fazer com que a Academia e seu trabalho  sejam conhecidos pela  população, além de promover palestras sobre a língua portuguesa tão maltratada nos dias de hoje. Introduzir também a arte, pois um dos patronos foi  Carlos Ayres um grande artista plástico da cidade.
ROL: Quais são as principais dificuldades e facilidades que vai encontrar para a realização de seus projetos como presidente dessa importante entidade?
JP: As dificuldades resumem-se em verbas para implementar os projetos; entretanto, pretendo buscar recursos na iniciativa privada e em parceria com os órgãos públicos. A facilidade é a união e a convergência dos membros da Academia em torno dos projetos.
 
ROL: Quantos são as cadeiras que existem e quem são seus patronos?
JP: São em número de 40 e os patronos são os seguintes:
Venâncio de Oliveira Ayres, Fernando Prestes de Albuquerque, Júlio Prestes de Albuquerque, Abílio Fontes, Abílio Victor (Nhô Bentico), Adherbal de Paula Ferreira, Anézia Pinheiro Machado, Antonio Antunes Alves, Antonio Galvão, Antonio Vieira de Moraes, Ataliba Leonel, Augusto Gracco da Silveira Santos, Carlos Ayres, Domingos José Vieira, Edmundo Prestes Nogueira, Eliziário Martins de Mello, Pe. Francisco de Assunpção Albuquerque, Francisco Fabiano Alves, Jacob Bazarian, Jair Barth, João Batista de Macedo Mendes, João Soares Hungria, Dom Joaquim José Vieira, Joaquim Leonel Ferreira, José Leme Brizola, José Ozi, José Santana de Oliveira, Juvenal Paiva Pereira, Manoel Afonso Pereira Chaves, Irmã Nair Camargo, Oracy Nogueira, Paulino Alves de Aguirre, Cel. Pedro Dias Batista, Prof. Pedro Voss, Teddy Vieira de Azevedo, Theodomiro Dias, Theófilo Cavalheiro do Amaral, Salvador de Oliveira Leme (Sarutaiá), Simão Barboisa Franco e Zalina Rolim.
 
ROL: Quais são os pré-requisitos para participar da AIL?
JP: Que seja itapetininganos natos ou com domicílio permanente na cidade e que tenham publicado obra literária ou cientifica de reconhecido valor e personalidades de grande expressão cultural no município.
 
ROL: Quem se interessar em ser membro da AIL como deve fazer para ser habilitado?
JP: Por indicação de um ou mais membros, os quais deverão propor a admissão por escrito, justificando a indicação. A admissão se concretizará se o nome for aprovado pela Assembleia Extraordinária especialmente convocada para tal.
ROL: Quais os apoios oficiais (verbas) que a AIL recebe dos poderes públicos?
JP: Os membros da AIL contribuem mensalmente com uma quantia para a sua manutenção. A AIL não recebe nenhuma verba dos poderes públicos.
ROL:  Quais são os seus proventos e vantagens pessoais como presidente da AIL?
JP: Os membros da direção da AIL não recebem nenhum tipo de ajuda de custo. Ser membro da AIL já é uma honra muito gratificante, polis permite desenvolver ações que visam contribuir para a difusão da cultura de nossa terra.
 
ROL: Deixe uma mensagem, por favor, para os que gostam de literatura.
Jorge Paunovic: A leitura é uma forma de enriquecer o vocabulário, expandir conhecimentos, viajar no tempo e em outros países. Conhecer a cultura e a tradição dos povos é uma forma de viajar e conhecer outras culturas. Faremos uma gestão visando popularizar a literatura, incentivando a leitura e promovendo a descoberta de novos talentos nas áreas de letras e das artes.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo