novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Maria Dolores Tucunduva: 'Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto'

image_pdfimage_print

Maria Dolores Tucunduva: ‘Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto’

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado em 27 de Janeiro, e foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1 de Novembro de 2005, através da resolução 60/7.
Esse dia tem como objetivo lembrar a data de 27 de Janeiro de 1945, quando o Exército Soviético libertou as pessoas que estavam no maior campo de concentração do regime nazista em Auschwitz na Polônia.
Todos os anos o secretário-geral da ONU traz uma mensagem em memória das vítimas do holocausto, lembrando os horrores e relembrando a necessidade de respeito aos diretos humanos dentro da sociedade.
Origem do Holocausto
A origem do Holocausto está no pensamento racista do regime nazista, que pregava a superioridade da raça ariana, que não poderia se misturar com outras raças e considerava os judeus e outras minorias vulneráveis como negros e homossexuais,inimigos que deveriam ser eliminados, para que houvesse apenas uma raça superior.
A consolidação desse pensamento gerou o extermínio de milhões de judeus, pelo regime nazista, durante a Segunda Guerra Mundial em toda a Europa.O extermínio aconteceu de diversas formas, sendo que uma das mais comuns era o envio dos judeus e grupos de minorias, inclusive crianças, para os campos de concentração, onde eram torturados, humilhados e , por fim , exterminados por diversos tipos de atrocidades.
Técnicas de Extermínio
Utilizando de técnicas científicas, os nazistas levaram a cabo o plano de purificação das raças, levando os judeus para campos de concentração, onde os mesmos após grande sofrimento, eram assassinados, na grande maioria por câmara de gás, onde eram amontoados e presos dentro de uma sala fechada, onde seria liberado um tipo de gás fatal. Em outros casos a morte acontecia por fuzilamento.
Após o extermínio os corpos eram cremados em fornos crematórios e em alguns casos em crematórios ao ar livre.
Um dos maiores campos de concentração era o de Auschiwitz na Polônia, onde se tem registro que em apenas 3 dias morreram mais de 22 mil judeus.
A estratégia nazista contabilizou cerca de 6 milhões de mortos em campos de concentração, além dos que eram mortos em cidades controladas por nazistas ou que nem chegavam aos campos.

(publicado por Maria Dolores Tucunduva no Facebook)

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo