Élcio Mario Pinto
‘PARABÉNS, ROL!
Neste aniversário do ROL, compartilho com leitores e colegas da escrita costumeira e, particularmente, com seus editores, Helio Rubens e Sergio Diniz, esta belíssima experiência: participar de um jornal virtual!
Devo dizer que não aceitei o convite, para ser colunista, de imediato. Pensei e repensei sobre a periodicidade na escrita. Mas, Helio Rubens, homem que fala com o coração e com a alma, destacou a liberdade para escrever e publicar.
O que me chamou a atenção no ROL foi e é a democracia na convivência. Nas palavras de seu criador e editor, o jornal conta com expressões distintas e diferenciadas. Então, posso dizer que, apesar das posições, até antagônicas, é possível conviver. A verdade de um, ainda que para si seja absoluta, não é imposta aos demais. Respeita-se nossa maior identidade como criaturas inteligentes: somos livres!
O bom susto que levei foi saber que o ROL é lido em dezenas de países por milhares de pessoas, diariamente. É um veículo valioso de divulgação, compartilhamento e produção.
Neste aniversário, só tenho agradecimentos a fazer: ao Helio Rubens, criador e editor, que me convidou, ao Sergio Diniz, poeta amigo e, agora, editor do ROL na região de Sorocaba, e a todos os colunistas, especialmente pelo primeiro almoço de confraternização, já na expectativa pelo segundo.
Finalmente, quero agradecer aos leitores. São vocês que dão sentido ao que escrevemos e materializam o reconhecimento, devido e necessário, ao trabalho realizado há 23 anos.
Parabéns, Helio Rubens!
Parabéns, Itapetininga!
Parabéns, Brasil!
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


