Qual o significado da mudança na influência das redes sociais
A influência da televisão no comportamento dos telespectadores diminui, enquanto a das redes sociais cresce.
Se você achava que as mudanças causadas pela mídia social estavam estagnando, pense de novo. Por mais de dois anos, a CivicScience tem mapeado uma pesquisa que pergunta aos consumidores americanos o que os influencia mais na hora de comprar, onde comer e o que assistir: anúncios na TV, propaganda na internet ou conversa que eles veem nas redes sociais. Observando os resultados durante um tempo podemos chegar em algumas conclusões interessantes.
A influência da TV sobre o comportamento do consumidor está diminuindo
• Em 2014, a dominância da influência da televisão encolheu significativamente em relação ao ano anterior. Na realidade, em diferentes épocas do ano, a TV e as redes sociais estiveram com a mesma média.
• Parece haver uma relação de sazonalidade entre anúncios de TV e social media: quando o clima é quente, as pessoas são mais influenciadas pelas redes, enquanto quando a temperatura é mais baixa a influência da TV é maior.
• Os anúncios na internet apresentam crescimento gradual, mas com menos volatilidade que TV ou mídia social.
O questionário foi respondido por mais de 17 mil adultos norte-americanos em um período de 24 meses. O total de respostas variou entre 2 mil e 5 mil, e o material foi analisado de acordo com o censo norte-americano.
Conversas nas redes sociais mostram grande influência
Os anúncios na televisão começaram em uma posição relativamente boa, influenciando um pouco mais da metade dos consumidores, entre janeiro e agosto de 2013, e depois apresentaram um pico entre setembro e outubro, indo para 56%. A partir dali, decaíram para 43% entre maio e agosto de 2014. Enquanto isso, as redes sociais mostraram uma relação inversa com relação ao período de tempo, permanecendo com uma média de 40% desde março de 2014.
Os padrões sazonais voltam a aparecer um pouco depois no outon
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.