outubro 05, 2024
Línguas e linguagens
Meta – Linguagem
Desalento
Averso
Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia
Márcio Castilho lança De Todos os Tons
No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!
Últimas Notícias
Línguas e linguagens Meta – Linguagem Desalento Averso Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia Márcio Castilho lança De Todos os Tons No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!

Peça de Shakespeare será apresentada no Sesi de Itapetininga por portadores da Síndrome de Down

PEÇA ‘NOITE DE REIS’ TERÁ APRESENTAÇÃO

ESPECIAL ÚNICA NO SESI DE ITAPETININGA

Elenco de alunos portadores de Síndrome de Down do Grupo ADID de Teatro na adaptação inédita do clássico de William Shakespeare. Recheado de referências à Jovem Guarda, o espetáculo acontece no sábado (2/12), às 20h. A entrada é gratuita

 

Noite de Reis é uma peça sobre encontros e desencontros, emoldurada numa trama repleta de reviravoltas e surpresas. A ingenuidade presente nos discursos amorosos dialoga diretamente com o frescor das letras da Jovem Guarda. É um dos meus textos prediletos de Shakespeare”, comenta o diretor Leonardo Cortez. O público poderá ver o resultado dessa mistura no palco do SESI Itapetininga em única apresentação no dia 2 de dezembro, às 20h. Os ingressos são gratuitos.

Na trama, os gêmeos idênticos Sebastião (interpretado por Diogo Junqueira) e Viola (Ana Paula Dias) são separados em um naufrágio. Para sobreviver sozinha na ilha de Ilíria, a moça decide se passar por homem para conseguir um emprego como mensageiro. Enquanto ela leva as cartas de amor do Duque Orsino (Daniel Gejer) para a Condessa Olivia (Carolina Dias), um triângulo amoroso para lá de confuso é formado e os divertidos personagens buscam, cada um à sua maneira, encontrar o amor verdadeiro.

À frente do grupo ADID de Teatro há 19 anos, Cortez conta que a escolha pela trilha sonora incomum para essa montagem foi, em grande parte, fruto da influência do próprio elenco, formado por 20 atores portadores de Síndrome de Down. “A proposta de um espetáculo essencialmente musical vem na carona de uma necessidade pedagógica: a música se revela, desde sempre, instrumento de integração e autoconhecimento”, explica o diretor e ator premiado.

Na peça, Roberto, Erasmo e Wanderléa dão nomes a personagens e suas músicas são cantadas ao vivo pelo próprio elenco. Canções mais atuais como Estúpido cupido, Esse cara sou eu, Emoções e Além do horizonte também não ficam de fora do repertório da peça, que tem direção musical do músico-terapeuta Higor Cataneo.

“O trabalho com o Grupo ADID é o resultado de um exercício de crença na potencialidade de cada um dos atores, e os desafios superados se revelam a cada fala. Costumo dizer que o público se torna torcedor de uma partida que vencemos juntos”, comenta Cortez.

Mas esta não será a primeira vez que o grupo se apresenta em parceria com o SESI-SP. O histórico de quase uma década de parceria com SESI-SP começou com Sonho de uma noite de verão em 2010. “Estamos muito entusiasmados e felizes por estar de volta aos palcos do SESI-SP. Foi um longo período de ensaios [quase dois anos] em que os atores superaram desafios enormes como intérpretes, e compartilhar essa conquista no palco certamente será algo inesquecível”, afirma o diretor.

Após o espetáculo, os atores e profissionais da ADID farão um bate-papo com o público para discutir a influência das atividades artísticas e culturais no desenvolvimento e inclusão social das pessoas com Síndrome de Down.

Sobre o diretor:

Ator, dramaturgo e professor de teatro formado em artes cênicas pela ECA/USP, Leonardo Cortez trabalha com pessoas com deficiência intelectual desde 1995, participa e ministra palestras em Congressos Nacionais sobre Síndrome de Down. Fundou o Grupo ADID de Teatro em 1998, montando espetáculos que auxiliam os alunos no desenvolvimento da expressividade e da criatividade, ampliando o seu universo cultural.

Sobre o Grupo ADID de Teatro:

Criado há quase 20 anos em meio às atividades da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), o grupo vem ao encontro da acentuada identificação dos alunos com Síndrome de Down com a linguagem teatral. Ao longo de sua história, o grupo já encenou importantes obras, como Romeu e Julieta ( William Shakespeare) em 1998; Cinco pequenas histórias em família (Luiz Fernando Verissimo) em 1999; O jornal falado (Coletivo), em 2000; Muito barulho por nada (William Shakespeare) em 2002; O mambembe (Artur de Azevedo) em 2004; Um violinista no telhado (Joseph Stein, Sheldon Harnick e Jerry Bock) em 2006; A vida é sonho (Pedro Calderón) em 2008; Sonho de uma noite de verão (William Shakespeare) em 2010; A viagem do Capitão Tornado (Théophile Gautier) em 2012 e 2013; e Os miseráveis (Victor Hugo) em 2015 e 2016 – as últimas três encenadas no Teatro do SESI-SP.

 

Serviço:

Espetáculo Noite de Reis – Grupo ADID de Teatro

Única apresentação: 2 de dezembro (sábado), 20h

Local: SESI Itapetininga (Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vila Rio Branco – Itapetininga/SP)

Capacidade: 246 lugares

Duração: 85 minutos

Gênero: comédia romântica / infanto-juvenil

Classificação indicativa: livre

Entrada Gratuita. Reservas antecipadas pelo site itapetininga.sesisp.org.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias do espetáculo, a partir do horário de abertura da bilheteria.

 

Sinopse: Noite de Reis é uma adaptação da obra de William Shakespeare e conta a desventuras de um casal de gêmeos depois de serem separados em um naufrágio. A trilha sonora é composta por músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que são executadas ao vivo pelo próprio elenco.

 

Ficha Técnica: Direção, adaptação do texto e luz: Leonardo Cortez | Assistente de direção: Glaucia Libertini | Elenco: Ana Paula Dias, Antônio Aranha, Carolina Dias, Daniel Gejer, Diogo Junqueira, Felipe Assunção, Felipe Linden, Giovanna Marteleto, Guilherme Alonso, Ian Pereira, Jéssica Pereira, João Simões, Kátia Maçães, Luciana Sergi, Luís Octávio Almeida, Marcos Minoru Onita, Maria José Rodrigues, Paola Miranda, Renan Sant’ana e Rodrigo Botoni | Cenário: Rosane Chiarantano | Figurinos: Glaucia Libertini e Célia Rosali | Acabamento em crochê: Maria José Rodrigues e Cecília Dias | Direção musical: Higor Cataneo

___________________________________________________________

 

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo