Dando pois continuidade ao assunto e na esperança de encerrá-lo eis então que descobrimos coisas novas e muito diferentes não imaginadas até então. Vimos pois que talvez fosse hora já de abrirmos inscrições ao aspirantado temporário celibatário diaconal (depois da crisma e também depois da 1a. comunhão e talvez já a partir então dos 8 anos de idade; abrirmos inscrições também ao aspirantado diaconal aspirante, não aspirante; aspirante ao diaconato, não aspirante ao presbiterato, por isso, submetendo-se ao voto de pureza mas não propenso ao celibato. Desta forma se tudo isso fosse aplicado retrocederíamos aos períodos anteriores ao Concílio de Trento e ordenaríamos presbíteros, os diáconos aspirantes solteiros temporários, com 18 anos de idade, ensino médio concluído e que fosse aprovado em prova litúrgica, filosófica e teológica práticas e teóricas, presididas pelos bispos. Desta forma, o inscrito no ministério diaconal temporário solteiro aspirante se torna no mesmo momento da inscrição, quadriaspirante: aspirante a diácono, presbítero, bispo e, finalmente, papa. Aos 18 anos, então, alcançado o presbiterato, o neopresbítero pode ser simultaneamente receber cumulativamente a ordem episcopal e, logo em seguida, a de papa, como foi o caso de alguns papas, como Bento IX.
José Coutinho de Oliveira
Simpatizante da filosofia do Conic e da Nostra Aetate do Concílio Vaticano II; sabedor de que em grego, hóstia é diakía.
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.