Mais de 600 mil embalagens para pão, com poesias selecionadas pelo Conselho da Editora Cultura em Movimento, serão distribuídas nas padarias das filiais da Cooper. “As doces palavras tecidas entre as linhas permitem ao leitor se deliciar com poesias que sensibilizam, fortalecem e ampliam o olhar poético. Agora sim, você pode alimentar a alma, enquanto alimenta o corpo”, destaca a gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura, Shirlei Dickmann
Os poetas Carlos Carvalho Cavalheiro, Adriana Eli Negrini, André Telucazu Kondo e Fior Constante Ferrari estão entre os selecionados para o projeto ‘Pão e Poesia’ da cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Os dois primeiros são de Sorocaba e os dois últimos de Jundiaí e Itapetininga, respectivamente.
A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e a Editora Cultura em Movimento divulgaram a lista dos poemas classificados na edição do concurso Pão e Poesia 2017 em sites da internet. Devido a grande quantidade de poemas recebidos, o conselho da editora decidiu aumentar o número de selecionados de 30 para 73. Os trabalhos serão publicados entre novembro de 2016 e 2017, em pacotes de pão que serão distribuídos nas padarias catarinenses. Os autores receberão exemplares de seus poemas logo que os cartuchos forem impressos.
Entretanto, por falta de recursos, o projeto foi suspenso em 2017. A alternativa foi a busca de parcerias para a viabilização da impressão dos pacotes de pão com as poesias dos selecionados no proejto.
A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), por intermédio da Editora Cultura em Movimento, firmou parceria com a Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí (Cooper) para viabilizar mais uma edição do Projeto Pão & Poesia. A proposta capta trabalhos de diferentes autores e os insere nas embalagens para pão.
O presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, conta que a Cooper apoia diversos projetos culturais no município, como o Festival de Teatro Infantil. “A Cooperativa é uma grande parceira da FCBlu, tanto no teatro quanto na música e agora na literatura. Estamos muito felizes em contar com a Cooper neste projeto também”, afirma.
Mais de 600 mil embalagens para pão, com poesias selecionadas pelo Conselho da Editora Cultura em Movimento, serão distribuídas nas padarias das filiais da Cooper. “As doces palavras tecidas entre as linhas permitem ao leitor se deliciar com poesias que sensibilizam, fortalecem e ampliam o olhar poético. Agora sim, você pode alimentar a alma, enquanto alimenta o corpo”, destaca a gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura, Shirlei Dickmann.
A gerente de Marketing da Cooperativa, Regina Eberle, informa que inicialmente as embalagens poderão ser encontradas nas filiais em Blumenau. “Cooperados e clientes das outras unidades poderão contar com esta embalagem tão especial para o seu pão quentinho a partir de janeiro”.
Ao longo de 2018, 73 poemas, escritos por 63 poetas do Brasil e exterior, serão impressos nas embalagens e distribuídas para o público.
Sobre o projeto
A FCBlu lançou o projeto piloto Pão & Poesia em 1997, imprimindo versos em cartuchos pardos para pão, em parceria com três panificadoras da cidade. A proposta inicial foi aprovada pela comunidade e ganhou apoio e incentivo de entidades, possibilitando, de 1998 até hoje, a impressão de mais de um milhão e meio de embalagens e panfletos poéticos.
Da esquerda para a direita, Carlos Carvalho Cavalheiro, Adriana Eli Negrini e André Telucazu Kondo. Deixamos de divulgar a foto de Fior Constante Ferrari , uma vez não termos encontrado material no Facebook e nem em pesquisa pela internet. Todavia, se, de uma forma ou de outra, isso puder ser suprido, teremos o maior prazer de inclui-la, numa nova edição.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024