O livro “Tá vendo aquele edifício, moço? – Lugares de memória, produção de invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba”, do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, acaba de ser publicado pela Editora “Novas Edições Acadêmicas”.
Resultado da dissertação de Mestrado em Educação, defendida na UFSCar, campus Sorocaba, o livro traz uma reflexão sobre os lugares de memória da região central de Sorocaba e como tais espaços dialogam com as pessoas, produzindo processos educativos.
“Os monumentos, as evocações do passado, a memória que se preserva – e aquela que se faz questão de esquecer – possuem um caráter ideológico e também educativo. As imagens e símbolos que emergem desses lugares têm uma intencionalidade que é a de formar o cidadão idealizado dentro de uma visão de mundo”, defende o autor.
A editora “Novas Edições Acadêmicas” pesquisa teses e dissertações que possuem interesse editorial. A partir disso, oferece a publicação em forma de livro que é vendido pelo sistema eco-friendly de impressão sobre demanda, ou seja, de acordo com a aquisição de exemplares.
O catálogo da editora é internacional, o que facilita na divulgação da obra.
O autor é escritor, pesquisador e historiador, professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz e colaborador dos jornais Tribuna das Monções e ROL.
Os interessados em adquirir exemplar do livro podem entrar em contato com a Editora pelo e-mail:
d.bernardi@nea-edicoes.com ou pelo site www.nea-edicoes.com
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024