novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

MIS DE ITAPETININGA VAI COLOCAR ESTÁTUA DE TEDDY VIEIRA NO LARGO DOS AMORES DIA 17

image_pdfimage_print

Homanegam será dia 17, domingo, às 15 horas, no Largo dos Amores

Com a presença do cantor-deputado federal Sergio Reis, dos familiares do Teddy Vieira, do coral ‘Menino da Porteira’ do CEPREVI, da Orquestra de Viola do cantor e compositor Bob Vieira e das meninas do Lar das Crianças, o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga inaugurará dia 17 próximo, domingo, uma estátua em homenagem ao maior compositor de música de raiz do Brasil, o itapetiningano Teddy Vieira. A noticia repercutiu na imprensa regional.

Autor de ‘Menino da Porteira’ ganha estátua após 50 anos de morte

Teddy Vieira, natural de Itapetininga (SP), foi violeiro e compositor caipira.
Pesquisa do MIS apontou que 80% dos moradores desconheciam músico.

Caio Gomes SilveiraDo G1 Itapetininga e Região

Estátua de Teddy Vieira ficará exposta em praça (Foto: Divulgação/ MIS e Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)Estátua de Teddy Vieira ficará exposta em praça (Foto: Divulgação/ MIS e Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)

O músico e compositor Teddy Viera, autor de mais de 300 músicas caipiras entre elas “O Menino da Porteira” e “Rei do Gado”, ganhará uma estátua em homenagem ao aniversário de 50 anos de morte. O monumento será instalado na Praça Largo dos Amores, no Centro de Itapetininga (SP), no dia 17 de maio. O Museu da Imagem e do Som (MIS), responsável pela iniciativa, realiza os últimos retoques no projeto que custou R$ 24 mil e foi custeado por patrocinadores.

Para o presidente da instituição, Roberto Soares Hungria, a medida tem o objetivo de “fazer reviver quem já estava esquecido”, pois uma pesquisa feita pelo museu em fevereiro de 2014 apontou que 80% dos entrevistados não sabiam quem era o compositor e músico. “Entrevistamos mais de 200 pessoas na área central de Itapetininga e essa pesquisa apontou que só dois a cada 10 moradores conhecem o compositor. É um número muito baixo”, lamenta.

Segundo Hungria, o baixo número de pessoas que conhecem Teddy Vieira também é um dos motivos para a instalação da estátua. “Além de homenagear o ídolo e a família, uma obra em um dos principais pontos do município vai fazer as pessoas conhecerem o artista. É uma forma de resgatar o orgulho dos moradores, de melhorar a autoestima da cidade. Saber que um artista de sua cidade tem uma música que inspirou uma novela da Globo massageia o ego”, afirma.

O sentimento de orgulho também é compartilhado pelo filho do artista, o comerciante Teddy Vieira Andrade Filho. Atualmente morando em Minas Gerais, Filho viajará para assistir a cerimônia que lembra a vida de seu pai. “É muita alegria. É claro que em nossa família o trabalho de meu pai é muito significativo. Ele morreu quando eu tinha só 5 anos, mas minha mãe me contou tudo sobre ele. Tenho muito orgulho”, finaliza.

Teddy Vieira é autor da letra da música 'O menino da Porteira'. (Foto: Reprodução TV Tem)Teddy Vieira nasceu e está enterrado em
Itapetininga (Foto: Reprodução TV Tem)

Quem foi Teddy Vieira?
Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga em 23 de dezembro de 1922. Ao terminar o curso primário na cidade natal, transferiu-se para São Paulo. Aos 18 anos escrevia versos caipiras e em 1948 teve suas duas primeiras músicas gravadas, pela dupla Mineiro e Manduzinho: “Preto de Alma Branca” e “João-de-Barro”.

Considerado um dos mais bem-sucedidos compositores caipiras, teve a canção “O Menino da Porteira” gravada por Luizinho, Limeira e Zezinha em 1955, música que consagrou-o como compositor.

Teddy Vieira era subtenente do Exército, da Reserva, e nas horas vagas compunha modas-de-viola, cururus, toadas e ritmos. Foi também, em 1956, diretor de música sertanejo da gravadora Colúmbia, depois CBS, lançando a dupla Tião Carreiro e Pardinho e tantas outras.

Em 1957 casou-se com América Risso e teve seu único filho, Teddy Vieira de Azevedo. O músico morreu em 16 de dezembro de 1965 em acidente de trânsito quando viajava à Buri (SP), cidade vizinha à Itapetininga, para pescar.

Teddy Vieira casou-se com América Risso em 1957 (Foto: Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)Teddy Vieira casou-se com América Risso em 1957 (Foto: Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo