“Na vida, tudo tem início, com pequenos passos, nada começa grandioso, majestoso, assim são os exemplos.”
Na vida, tudo tem início, com pequenos passos, nada começa grandioso, majestoso, assim são os exemplos.
Os passos são seguidos sem alarde, quando menos se espera você verá alguém te seguindo, te imitando.
Pequenos passos, pequenas ações, comportamentos ilibados, o caminhar pode parecer sem propósito, todavia, ao final de seus dias com certeza olharás para trás!
Em dias turbulentos, como os que estamos vivendo, os exemplos afloram e, com isso, a tristeza toma conta de meu ser.
Os passos seguidos podem ser retos ou tortuosos, depende de quem vai à frente, ao ouvir uma frase singela, talvez amorosa, assim como: “Meu pai é esperto!” Espanto-me, e a curiosidade faz com que eu desacelere meus passos, para, com isso, ouvir sobre a esperteza de um pai.
Uma frase dessas, dita com tamanha espontaneidade, não há como não querer saber o motivo.
Com os solavancos políticos e greves de setores essenciais ao abastecimento do mínimo necessário para o funcionamento capenga, e que faz do país refém de governantes incompetentes e corruptos, encontrar um simples pai esperto faz a imaginação correr solta, ainda mais pra quem já tem uma mente cheia de imaginação!
O rapazinho, autor da frase, beirava seus 12 ou 13 anos no máximo e, seu amigo de travessuras, talvez menos!
Dizia o menino, com entusiasmo natural dos folguedos da juventude: “Meu pai é que é esperto! Ontem ele comprou vários galões plásticos, e ficou indo e voltando do posto de gasolina e comprou uns 100 litros de combustível. Com vai ganhar uma grana! Disse que vai vender a preço de ouro. É O Cara, meu pai!”
Pequenos passos!
As pegadas deixadas serão seguidas e, em um país somente haverá prosperidade com educação, honestidade, exemplos bons, que, assim como os ruins, espalham-se com a rapidez de um rastilho de pólvora.
Pequenos passos, pequenas coisas que fazem a diferença em uma nação!
Pequenos passos, pequeninos talvez, na caminhada de um mundo melhor, de um planeta melhor!
Pequenos passos são seguidos por gerações, sem necessidade de armas, nem derramamento de sangue, apenas exemplos… Apenas pequenos passos!
Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024