Debate sobre ‘Luta Antimanicomial’ será no dia 22
Duas unidades do CAPS apresentarão suas produções artísticas, culturais e esportivas
O Dia 18 de Maio é dedicado à celebrar o Dia da Luta Antimanicomial.
Para comemorar a data, a Rede de Atenção Psicossocial de Itapetininga vai promover um evento com o tema: “Por uma Sociedade Sem Manicômios…Ainda…”.
A ideia é proporcionar um questionamento sobre formas de tratamento que privam as pessoas de sua liberdade por sofrerem de algum transtorno mental ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O evento acontece no dia 22 de Maio das 10 às 14 horas no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, CAPS-ad, “GUACIRA CAMPOS RODRIGUES” (Bairro Belo Horizonte) a reunião dos dois CAPS que apresentarão suas produções artísticas, culturais e esportivas.
Saiba mais
Hoje a Rede de Atenção Psicossocial no município está em expansão com o projeto de implantação do CAPS Infanto-Juvenil e do Serviço Residencial Terapêutico. Atualmente é composta de um CAPS II, que atende de forma intensiva pessoas com algum transtorno mental; um CAPS–ad que dá atenção às pessoas que tem algum problema com o uso de álcool ou outra droga; atendimento Ambulatorial de Saúde Mentalresponsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas mentais de adultos noCIEMI; um Ambulatório de Saúde Mental no Núcleo da Criança. Importante salientar que a atenção à saúde mental está em expansão para a atenção básica por meio do NASF e com grupos de acolhimento psicológico nas unidades básicas de saúde objetivando a inclusão social, a extinção dos estigmas e sempre pensando que a liberdade é fundamental para o tratamento.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.