Festival atraiu mais de 4500 pessoas da região e de outros estados que prestigiaram as atrações
Os organizadores do “Interfoto 2018” estão em clima de comemoração, já que esta, realizada de 19 a 22 de julho em Itu, superou em todos os quesitos as edições anteriores.
Para Carlos Marien, coordenador geral do Festival, vários fatores contribuíram para tal feito, como o patrocínio da Canon, Canson , Hotel KK, Antares Imagens e mais apoiadores; a doação de tempo e conhecimento de amigos e fotógrafos que realizaram as palestras, oficinas e workshops gratuitamente; e ao público, que participou das convocatórias (600 participantes, o dobro da edição 2017) e prestigiou a extensa programação, oferecida gratuitamente a população.
Pelos espaços que sediaram o Festival (Fábrica São Luiz, Museu da Energia de Itu, praça localizada no Centro Histórico de Itu e Fundação Marcos Amaro), passaram mais de 4500 pessoas de vários estados (Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais), cidades do interior paulista e da própria capital. “No eixo de fotografia Artística a presença de visitantes bateu o recorde, tivemos grandes nomes da Fotografia, tanto do Brasil como de outros países!”, comemora Marien.
Das mais de 15 palestras e oficinas, participaram cerca de 800 pessoas. As que reuniram maior público foram “Cristalino: Luz da Amazonia”, com João Paulo Krajevski; “Impressão em Tempos de Upload”, com Clício Barroso; e a mesa de discussão “A nova forma de fotografar”, com os ícones da fotografia no Brasil José Bassit, Cristiano Mascaro e Marcelo Greco.
Destaques – Para o coordenador geral, Marien é difícil destacar um item apenas, em meio a tantos feitos. “As Exposições de Aves e de Natureza foram um grande sucesso com os maiores nomes da fotografia de natureza do Brasil, assim como a exposição de fotografias do lado de fora da fábrica chamada ‘Janelas da Alma’. A curadoria de Marco Varanda, a Mobgraphia de Ricardo Rojas com fotos de celular, a maravilhosa e instigante Exposição do Foto Clube Bulbf/22”, o ressurgimento do Cine Foto Clube Ytu com a Esposição Janelas da alma, depois de 30 anos desativado e a parceria com a Fundação Marcos Amaro, que foi sensacional com palestra, oficina e uma linda caminhada fotográfica!”.
Já para 2019, Carlos Marien adianta: “A Fábrica São Luiz completará 150 anos e será feita uma edição especial enfatizando a história das indústrias de São Paulo”.
*Crédito fotos: Original.com Comunicação e Conteúdo
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024