O sarau, promovido pela Academia Saltense de Letras, será realizado no dia 20 de setembro (quinta-feira), às 19h30, no Clube de Campo Saltense
A Academia Saltense de Letras – ASLe promoverá, no dia 20 de setembro (quinta-feira), às 19h30, o Sarau da Primavera.
O evento – cuja participação é gratuita – ocorrerá na sede do Clube de Campo Saltense ( R. Marechal Deodoro, 2345 – Jd. Nações).
O Sarau da Primavera é um sarau lítero-musical, com microfone aberto aos participantes.
Além do sarau, será lançado o livro ‘Haicais’ da acadêmica Virgínia Liberalesso, editado pela Mirarte, que reúne 36 haicais ilustrados pela artista plástica Alba Milioni.
A apresentação do livro foi feita pelo monge zen-budista Francisco Handa que, além de poeta, é um dos maiores incentivadores do haicai no Brasil.
O haicai, também chamado de haikai ou haiku, é um poema de apenas três versos que teve origem no Japão do século 16 e acabou se popularizando pelo mundo. Apesar de serem poemas curtos e objetivos, possuem grande carga poética. Os temas favoritos de Virgínia são o encanto da natureza, o ciclo da vida e as vicissitudes do cotidiano. São pérolas de sensibilidade que convidam o leitor a se deixar levar pela poesia para refletir sobre os sentimentos que movem a vida humana.
Virgínia Soares Liberalesso iniciou sua carreira no jornalismo. Foi uma das fundadoras do extinto jornal “O Trabalhador”, em Salto/SP, ao qual se dedicou durante décadas, respondendo pela revisão, editoração e coordenação da oficina, além de ter sido diretora por sete anos.
É autora de inúmeros contos e poemas. Lançou os livros “Contos de Antigamente” (2010), “O Tesouro do Guaraú” (2011), “Devaneio” (2013) em parceria com Lázaro Piunti e “A história de Mani (2015). É membro da Academia Saltense de Letras, na qual ocupa a cadeira de número 25, cujo patrono é Mário de Andrade.
O livro será comercializado e toda a arrecadação será destinada à Academia Saltense de Letras que, concomitantemente à noite de autógrafos, lançará a campanha ‘Presenteie com poesia’.
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

