Artista plástica, poetisa e amante da fotografia, Nilza Murakawa é a mais nova colunista do ROL!
A ‘Família ROLiana’ cresce cada vez mais! E as mulheres, no Jornal Cultural ROL, ocupam um espaço onde a sensibilidade é sempre muito bem-vinda!
Nilza Murakawa é paulistana, formada em Letras pela FMU, professora de Língua Portuguesa e Inglesa, artista plástica, poetisa e amante da fotografia.
Faz parte de grupos poéticos dos mais diversos e é autora do livro “Pássaros na Garganta” – editora Somar. Valendo-se de temas atuais variados e de elementos do cotidiano, a versátil escritora expõe toda sua sensibilidade e nos empresta novos olhares através da sua arte.
Seus versos são ouvidos em rádios e lidos em muitas antologias brasileiras, revistas e jornais.
Em 2013, recebeu dois prêmios com os poemas “Acinte” e “Ao teu gosto” no Concurso Celebração 100 anos do “Poetinha”, homenagem a Vinícius de Moraes. E hoje, suas pinturas (óleo sobre tela) estão espalhadas em vários estados brasileiros, no Canadá e nos Estados Unidos.
Nilza Murakawa já era colaboradora do ROL, mas, agora, ingressa definitivamente na Família ROLiana, como colunista. Seja muito bem-vinda, poetíssima!
E, como colunista, Nilza inaugura sua colaboração com o poema “Um sopro quente’

UM SOPRO QUENTE
Com minhas mãos mornas
Mansas
Quase maternas
Afago-lhe o rosto
Acolho-a sob minhas asas
E canto…
Enquanto você dorme
Com cuidado, colho algumas cores das flores
(daquelas que você cultiva em seu jardim)
Matizo mais um pouco seus sonhos profusos
Só para que acorde alegre
E faça bons pousos
Na noite passada
Era meu sopro quente
Secando sua lágrima…
Nilza Murakawa – nilzamurakawa@outlook.com
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

