O evento ocorrerá no dia 18 de maio, das 10h às 15h30 e terá como tema: ’50 Anos da Chegada do Homem à Lua’
“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade” foi a frase com a qual Armstrong definiu um dos feitos mais significativos da História, que pôde ser presenciado ao vivo por mais de 600 milhões de pessoas no mundo todo graças à televisão.
A Apolo 11, impulsionada por um foguete Saturno V, foi lançada ao espaço do Complexo Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 16 de julho de 1969. Chegou à superfície lunar em 20 de julho do mesmo ano e, no dia seguinte, dois astronautas (Armstrong e Aldrin) caminharam sobre a superfície da Lua, onde totalizaram 21 horas 36 minutos e 20 segundos.
A equipe voltou à Terra no dia 22 de julho.
https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/01/24/aniversario-de-50-anos-da-chegada-do-homem-a-lua-ganha-moedas-comemorativas.htm?cmpid=copiaecola
A chegada do homem à lua, pensada hoje, é, no entanto, uma grande conquista sobre a qual o homem comum não pudesse ter a menor ideia da possibilidade de tudo o que estava por vir, por exemplo a iniciação a um novo modo de ver a Astronomia. Politicamente, ainda, a ida do homem à Lua também significou uma marca da soberania estadunidense sobre a então URSS, no contexto da Guerra Fria.
Do ponto de vista da ciência, a tecnologia empregada nesta conquista significou um crescimento nas descobertas sobre os planetas e toda a tecnologia de arraste, ou seja, tratou-se de um programa espacial que trouxe consequências importantes e, talvez, imensuráveis, para a sociedade e seus cidadãos comuns.
* Astronaut Buzz Aldrin walks on the surface of the moon near the leg of the lunar module Eagle during the Apollo 11 mission. Mission commander Neil Armstrong took this photograph with a 70mm lunar surface camera. While astronauts Armstrong and Aldrin explored the Sea of Tranquility region of the moon, astronaut Michael Collins remained with the command and service modules in lunar orbit.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024