Como parte do Projeto ‘Sorocaba nos Trilhos da Inovação’, a Escola Municipal Matheus Maylasky promove nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, sua 2ª Caminhada Histórica Matheus Maylasky.
O objetivo, segundo a Secretaria da Educação (Sedu), é estreitar o vínculo e parceria entre a comunidade e a escola, por meio de vivências culturais capazes de promover o reconhecimento dos significados da cultura e história local, como prática da leitura de mundo.
A caminhada pelo bairro será guiada por um dos moradores mais antigos da Vila Santana, o senhor Daniel Matucci, e pelo pesquisador e historiador José Rubens Incao. Atualmente, a E.M. Matheus Maylasky oferece Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano.
Centro
Já na sexta-feira (28), também às 8h30, a escola realizará mais uma caminhada, dessa vez com os professores e pelo centro da cidade. A intenção é o reconhecimento de espaços públicos de memória esquecidos pela versão oficial da História. A caminhada será guiada pelo historiador, pesquisador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro.
A ideia é estabelecer uma rede em que as expressões culturais, a história e as vivências da memória se entrecruzem estabelecendo para os estudantes uma ação de participação e envolvimento com o seu entorno, e despertando um olhar crítico para o mundo que o cerca.
Encerramento
Para este ano, o encerramento do projeto será no dia 24 de setembro e contará com apresentação de cururu, danças folclóricas, vídeo do percurso da caminhada, inclusive com entrevistas de moradores antigos da Vila Santana e ferroviários que trabalharam na Sorocabana, contribuindo com a construção de uma escola para atender seus filhos e netos, em 1959.
Em 2014 a experiência com os estudantes promoveu o vínculo entre adolescentes e o grupo da 3ª Idade “Viva Terceira Idade”, que também participou da 1ª Caminhada Histórica. O fechamento do projeto contou com apresentação de Dança de Salão e os grupos de dança medalhistas da 3ª Idade.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.