Misterioso drama da escritora Alice Raposo, ‘Maria do Sol’, alerta sobre traumas de infância e consequências emocionais na vida adulta
Um crime, uma culpa e um fantasma… Esse é o enredo da obra Maria do Sol, escrita pela autora Alice Raposo. Pedrinho, personagem principal, é um menino introspectivo e recluso. Mesmo na vida adulta, nunca superou o maior trauma de infância: a morte passional de Maria do Sol, uma nova amiga, durante o aniversário de 50 anos de sua avó.
Destinado a todas as idades e aclamado pelo público juvenil, o livro é um alerta sobre traumas emocionais e as consequências na vida adulta. Misteriosa, a obra relata toda a trajetória de Pedrinho, da infância à juventude, marcada pelas cicatrizes de uma culpa que carrega sozinho e pelo fantasma de uma dor nunca compartilhada.
Para os leitores fãs de um bom plot twist, Maria do Sol não deixa nada a desejar. Senta que lá vem spoiler: Maria do Sol não foi para o céu, ela sequer morreu! Pedrinho acreditara na infância ter matado a nova amiga, mas isso não aconteceu. A personalidade do personagem somado ao trauma o impediu de conversar com alguém sobre o assunto para compreender que nada de grave havia acontecido. O fantasma que o atormentou a vida inteira existia sim, mas apenas na cabeça dele!
“— E o fantasma que atormentou minha vida inteira, me impediu de viver, de me relacionar com as pessoas…? Quem era? O que era? O que aconteceu comigo, meu Deus? E agora? O que faço? Fiquei preso num passado que sequer existiu.” (Maria do Sol, pág. 109)
Maria do Sol fala sobre depressão, síndrome do pânico e ausência familiar de forma leve, sem perder a seriedade. É um verdadeiro alerta para a sociedade sobre a importância do apoio emocional e ajuda profissional para evitar que os problemas se tornem doenças capazes de produzir efeitos psicológicos por toda a vida.
Ficha Técnica:
Título: Maria do Sol
Autor: Alice Raposo
ISBN: 978-85-65778-31-2
Páginas: 127
Formato: 13×19 cm
Preço: R$ 20,00
Link de venda: https://bit.ly/34gXGLU ou https://bit.ly/2XwSsKH
Preço e-book: R$ 5,99
Link de venda e-book: https://amzn.to/
Sinopse: “Um crime, uma culpa, um fantasma…” Maria do Sol é um drama com um clima de suspense. Pedrinho e Maria do Sol levam o leitor por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos. Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.
Sobre o autor
Alice Raposo nasceu em São Domingos, Maranhão, onde viveu até os 10 anos. Já em Teresina, Piauí, formou-se em Direito. Funcionária pública, Alice é escritora de outras três obras: Guerreiros dos Mundos, Em Busca do Príncipe não Encantado e Sinto Muito, Meu Amor.
- Facebook https://www.facebook.com/
aliceraposoescritora/ - Instagram https://www.instagram.com/
aliceraposoautora/ - Linkedin https://www.linkedin.com/in/
alice-raposo-71292218a/ - Twitter https://twitter.com/alicenacr
- Site https://www.aliceraposo.com/
Alice Raposo
(86) 9. 9900-0999 | alicenacr@hotmail.com
- Vida partiu de mim - 11 de dezembro de 2025
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

