Os sorocabanos Carlos Carvalho Cavalheiro e Rodrigo Petit, que tiveram seus trabalhos selecionados no 50º FEMUP – Festival de Música e Poesia de Paranavaí e 47º Concurso Literário de Contos, receberão o troféu “Barriguda” nos dias 20 e 21 de novembro, em Paranavaí, estado do Paraná
O FEMUP é um dos mais importantes festivais de arte do país e este ano comemora o seu 50º aniversário. O troféu “Barriguda” tem a notoriedade e o status de troféus como o Kikito (para o Festival de Cinema de Gramado).
Este ano os sorocabanos concorreram com poetas e contistas de todas as regiões do Brasil e até com cidadãos brasileiros no exterior. Ao todo foram 1378 inscrições, divididas em 646 poemas, 455 contos e 277 músicas de 354 cidades dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal e Japão.
Para celebrar o Jubileu de Ouro do Femup, perto de completar 50 edições em 49 anos, o festival vai entregar aos vencedores o troféu “Barriguda” na cor dourada.
Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a ter mais de um representante no Festival. Outras duas cidades que alcançaram mais de um representante foram Belo Horizonte e Rio de Janeiro, ambas capitais de Estados.
Carlos Carvalho Cavalheiro foi selecionado com o conto Shakespeare Caboclo e Rodrigo com a poesia Ser Humano: A saga épica de nossa espécie. Carlos Cavalheiro é escritor, historiador e professor de História, exercendo essa função em Porto Feliz (SP); Rodrigo Petit é professor de Filosofia, escritor e poeta.
Na categoria Música, Fase Nacional, foram selecionadas 12 músicas. Na Fase Regional, com participação exclusiva de cidades da região de Paranavaí, também foram selecionadas 12 músicas. Na categoria Poesia, fase Nacional, foram selecionados 9 poemas (incluindo o de Rodrigo Petit). Na fase Regional, foram selecionadas 3 poesias. Na categoria conto, Fase Nacional, foram selecionados 5 contos, incluindo o de Carlos Cavalheiro. Na fase Regional, 3.
As MÚSICAS e POESIAS serão no Teatro Dr. Altino Afonso Costa. As leituras dramáticas dos CONTOS serão na Biblioteca Júlia Wanderley, Rua Guaporé, 2080 – Centro, Paranavaí.
A poesia de Rodrigo Petit será a 10ª a ser declamada no dia 21. O conto de Carlos Carvalho Cavalheiro será lido no dia 20, a partir das 14h30.
O 50º Festival de Música e Poesia de Paranavaí conta com a parceria do Provopar, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, Sanepar, deputado federal Zeca Dirceu, deputado estadual Tião Medeiros, Transresíduos, Real Metais, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Fantuci Joias, Âncora Arte e Guto Costa Fotografias, Tecvac Indústria e Comércio e Carimbos Noroeste.
http://paranavaicidadepoesia.com.br/femup/
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.