Dia do Poeta
No dia 20 de outubro é comemorado o Dia do Poeta e a melhor forma de comemorarmos este dia e escrevendo ou recitando uma poesia, ela que é universal e independente do estilo e forma é capaz de transmitir toda a sua sensibilidade. Todavia, é isso que significa ser POETA é ser sensível ao mundo, as suas dores e alegrias, decepções e transformações. É transpor para o papel esses sentimentos que inicialmente são inexplicáveis.
Se me perguntassem como se faz uma poesia, diria que apenas é necessário deixar suas ideias fluírem pelo papel e assim exprimir o que desejamos, o que sentimos, o que imaginamos, o que é imaginável. Viver em um mundo sem poesia seria viver em um mundo sem sonho, sem rima, sem desejos, e para que isso não aconteça devemos exercitar o dom de poetificar. A todos os poetas, amantes das poesias, leitores ou mesmo aqueles que nunca apreciaram uma poesia, o nosso parabéns, pois todos somos poetas.
A Morte do Poeta
O poeta só estará realmente morto:
Quando:
As pessoas não mais tiverem tempo,
De apreciarem o entardecer e o amanhecer.
Quando:
As noites enluaradas não mais transmitirem
O seu encanto bucólico.
Quando:
A amizade estiver varrida da face da terra.
E a alegria e a tristeza se confundirem
Com sentimentos inexplicáveis.
Quando:
O amor se esgotar,
E não mais se verem os casais apaixonados.
Quando:
Os boêmios não mais beberem,
E os solitários não mais estarem só.
Quando:
Não mais existirem papel, caneta, tinta e carvão,
Gravador ou qualquer outra forma de se eternizar um poema.
Enfim:
O poeta só estará realmente morto,
Quando seus versos deixarem de ser apreciados,
Ou pronunciados pelas pessoas.
Ai sim, o poeta estará eternamente morto!
Celso Ricardo de Almeida
celsoricardo-almeida@bol.com.br)
- Versos Iluminados: Uma conversa com Pietro Costa sobre ‘SOL RIDENTE’ - 16 de agosto de 2023
- Versos Revelados: A Alma Poética de Vagner Fernandes - 26 de julho de 2023
- Visão além das palavras, com Sandra Albuquerque - 17 de junho de 2023
Celso Ricardo é mineiro da cidade de Liberdade, mas radicado em Fervedouro, também em Minas Gerais, desde o ano de 1999. Formando em Administração de Empresas; Bacharel em Teologia, Pedagogia e Bacharel em Direitos Humanos com Ênfase em Ciências Sociais. Possui ainda especializações e Pós-Graduação em: Gestão Ambiental; Gestão Pública pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Psicanálise, Acupuntura, Ciências da Religião, Maçonologia – História e Filosofia e MBA em Gestão Empresarial. É Dr. h.c. Administração pela Logos University In. e Dr. h.c. em Educação pela Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas – FACMED. Servidor público de carreira trabalha há mais de 20 anos na área de saneamento básico. Professor designado pelo Estado de Minas Gerais, leciona para cursos técnicos na área de Administração de Empresas e afins. Possui 11 livros publicados e já participou de 46 antologias literárias, sendo que frequentemente organiza antologias objetivando divulgar a literatura. É membro de diversas academias literárias, como a FEBACLA, ACLA-MG; Academia Volta-Redondense de Letras e outras.