“O enredo fala de um homem que acredita que a fortuna verdadeira está fora de sua casa. É uma metáfora a respeito das coisas espirituais, que são internas e não externas a nós”, diz o professor
Um homem está descontente com o lar onde vive e resolve buscar a aventura em terras distantes. Depois de passar por diversas situações, vai percebendo aos poucos que a raiz de sua felicidade sempre esteve no quintal de sua própria casa. O enredo, conhecido em diversas outras histórias populares, serve de mote para, numa criação original, o mais recente livro do professor Carlos Carvalho Cavalheiro: ‘A capela da Santa de Siracusa’, editado pela Crearte e que será lançado em breve.
“É uma história carregada de simbolismos e sentidos, que em alguns aspectos se assemelha à jornada do Herói das mais diversas mitologias. O enredo fala de um homem que acredita que a fortuna verdadeira está fora de sua casa. É uma metáfora a respeito das coisas espirituais, que são internas e não externas a nós”, diz o professor.
Escrito em 2013, o livro estava, nas palavras de seu autor, na ‘fila’ de espera para ser publicado. Este é o 28º título publicado pelo professor Cavalheiro que já escreveu livros de poemas, romance, biografias, pesquisas de História e Folclore de Sorocaba e região, texto de humor e estudos teológicos. Essa produção eclética iniciou-se em 1998 com a publicação da plaqueta “A greve de 1917 e as eleições municipais de 1947 em Sorocaba”. No ano seguinte, Carlos Cavalheiro publicou o livro ‘Folclore em Sorocaba’ e a partir daí lançou títulos em quase todos os anos seguintes.
“Neste livro, o leitor poderá encontrar similaridades com a história de Ulisses, por exemplo, herói da mitologia grega. Rei de Ítaca, Ulisses (ou Odisseu) segue para a Guerra de Tróia. Mesmo que inicialmente relutante, quando chegou ao campo de batalha Ulisses se dedicou à vitória. Vitorioso, partiu de volta à sua terra, repleto de despojos de guerra, mas só alcançou Ítaca depois de perder tudo o que angariou nas batalhas. É, também, a mesma história do filho pródigo que só percebe que a sua felicidade sempre esteve em sua casa, junto a seu pai. Não sem antes perder toda a sua fortuna em gastos fúteis”, afirma o escritor.
Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Colaborador dos jornais ‘Tribuna das Monções’ e Jornal Cultural ROL, é Membro Correspondente da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes e também membro efetivo da Academia Independente de Letras, Ordem Scriptorium.
Em formato de bolso, o livro ‘A capela da Santa de Siracusa’ será comercializado com o autor por R$ 10,00. Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp (15) 99174 6634 ou pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos