Afrânio Mello presta informações sobre as famílias MENDES, MEIRA e LEITE
ATENDIMENTOS NÚMEROS 1.309,1.310 E 1.311
Caro Silas, boa noite.
Estou atendendo sua solicitação sobre os arquivos de sua família.
O Cyríaco eu não tenho, mas tenho os outros três.
Ai vão eles só no seu endereço e, logo abaixo, um resumo de cada um para os leitores do Jornal Cultural ROL.
MENDES……………………… 17 PÁGINAS E 4 BRASÕES . Inúmeras associações com outros sobrenomes;
MEIRA………………………… 11 PÁGINAS E 2 BRASÕES. História dos Meira na Bahia está incluso no arquivo.
LEITE………………………….. 13 PÁGINAS E 3 BRASÕES. Associações com outros sobrenomes.
Espero que tenha uma boa leitura e que encontra as referências que procura.
Abraços
Afrânio Mello
afranio@tintaspig.com.br
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”
Mendes, sobrenome de origem luso-espanhola. Tratando-se do patronímico de Mendo, existem inúmeras famílias que o usam, sendo das mais diversas origens. Manuel Mendes foi um ilustre fidalgo português que se fixou na cidade de Tânger na África.
Sobrenome de grande antigüidade e de origem no norte da Espanha. Suas casas mais antigas se situam em Vigo, Cangas de Tineo, Gijón, Sanabria, da qual procede a de Alcobendas. Santo Domingos de la Calzada e em Higuera la Real. Lá em Alava houve um entrelaçamento com a família dos Mendoza, linhagem castelhana oriunda de Llodia. Pedro de mendez, esteve na fundação de Buenos Aires na Argentina. Dom Casto Mendez Nuñez, exímio navegador que na guerra com o Perú e Chile, dirigiu as batalhas de Abtao e El Callao. É dele a frase “Más vale honra sin barcos que barcos sin honra“. Mais vale honra sem barcos que barcos sem honra. Juán Mendez, presidente interino do México; Santiago Mendez, militar espanhol héroi na guerra da Independência.
Meira, sobrenome de origem galega. Sobrenome de raízes toponímicas, foi tirado da vila de Meira, na diocese de Tui, na Galiza. Fazem-na derivar de Rodrigo Afonso da Meira, marido de D. Ourana Correia, filha de Paio Soares Gravel, com geração que deu continuidade a este apelido.
Na atualidade, são conhecidas pelo menos três famílias deste apelido a residir em Viana do Castelo sem que estejam estabelecidas relações de parentesco entre si.
Vem esta família de Pedro de Novais, o velho, rico-homem de D. Sancho II. Seu solar era junto à lagoa chamada Meira, donde nasce o rio Minho. Passou a Portugal Paio de Meira, no tempo de D. Diniz, fal. em 1325, rei de Portugal (Antenor Nascentes, II, 64). Brasil: Para o Brasil, em princípios do séc. XVII, vieram Marcos de Meira [1693- ?] e Luiz de Meira [1706- ?], filhos de Baltazar de Meira.
Leite, sobrenome de origem portuguesa . O mais remoto indivíduo que se conhece usando este nome como apelido é um Álvares Anes Leite, que viveu na primeira metade do séc. XV e que teve o senhorio de Calvos e de Basto, em Entre Douro e Minho, a alcaidaria-mor de Monforte de Rio Livre, e que de seu casamento com Filipa Borges deixou sucessão que deu continuidade ao seu nome.
Uma disputa jurídica que ele teve – e que ganhou – com João Rodrigues Pereira, sobre a terra de Calvos, é indício verosímil de se verificar parentesco entre ele e os Pereiras.
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional