A solenidade de outorga da COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI será realizada no dia 27 de março de 2021, às 16h, pelo aplicativo google meet
FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes está criando, por proposição de seu presidente e por meio do Decreto Acadêmico nº 00105.002/2021, a COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI.
Para tanto, a A Diretoria Executiva da FEBACLA institui na data de 05/01/2021 a COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI.
Dom João VI, cognominado O Clemente, foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822 (quando da independência do Brasil – que redundou na extinção do Reino Unido até então existente). De 1822 em diante foi rei de Portugal e Algarves até à sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido o seu filho D. Pedro o imperador do Brasil.
A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI é destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aquele que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, for julgado merecedor dessa honraria.
A solenidade de outorga da COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI será realizada no dia 27 de março de 2021 às 16h pelo aplicativo google meet.
Informações:
WhatsApp. (21) 98264-5612
Ou através dos seguintes e-mails:
febacla.artes.literatura@gmail.com
febacla@outlook.com.br
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.


