Serão investidos R$ 2 milhões em iniciativas voltadas para o público infantil
As inscrições para projetos de feiras e ações literárias do Petrobras Cultural para Crianças foram prorrogadas até 12 de fevereiro. Com um investimento total de R$ 2 milhões, a seleção é destinada a iniciativas com ênfase na primeira infância – crianças de até 6 anos de idade.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site da Petrobras. Além de feiras literárias, serão recebidos projetos para bienais de livros, festas literárias, eventos de quadrinhos e outros formatos que possibilitem reunião de editores e livreiros para exposição de livros. Os projetos também devem proporcionar a presença de autores, mesas de autógrafos, espaços para mesas de debate, de discussão e fóruns de temas ligados à área do livro e programação para o público em geral, com atividades voltadas à mediação e incentivo à leitura.
O diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, explica que “a intenção é que os projetos possam despertar a curiosidade do público infantil para o mundo dos livros e, assim, transmitir conhecimento tão importante nesta etapa do desenvolvimento”.
Os eventos poderão ser realizados em qualquer cidade do Brasil ou digitalmente. As inscrições podem ser efetuadas no www.petrobras.com.br/cultura. As oportunidades passarão por um processo especial de avaliação. Especialistas na temática integrarão a comissão de seleção.
A Petrobras lançou em 2019 a Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e, desde então, vem apoiando projetos que incentivam estes primeiros anos de vida. Diversas pesquisas reforçam que nesta fase se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais. “Investir na Primeira Infância é possibilitar a evolução de competências essenciais para uma criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar realidades”, completa Ardenghy.
Feiras e Ações Literárias é a terceira chamada de projetos Petrobras Cultural para Crianças. Em 2020, foram realizadas as seleções de artes cênicas e de animação infantil. No segmento de artes cênicas, a Petrobras patrocinará projetos de dança e teatro selecionados que circularão por diversas cidades, com o início das atividades estimado para o primeiro semestre deste ano. Já através da chamada de animações infantis, a empresa apoiará 16 produções nacionais, que serão exibidas em plataformas digitais.
Gerência de Imprensa / Comunicação e Marcas
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
imprensa@petrobras.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024