fevereiro 04, 2026
Entre asas, silêncios e o fôlego de vida
O seguimento da mestra
Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba
Escolhas
Tenho saudades
Angolano vence concurso internacional de literatura
Foi por capricho
Últimas Notícias
Entre asas, silêncios e o fôlego de vida O seguimento da mestra Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba Escolhas Tenho saudades Angolano vence concurso internacional de literatura Foi por capricho

Fuga de escravizados da região na Revista Caros Amigos

image_print

O episódio conhecido como Êxodo do Capivari, no qual centenas de escravos fugiram de fazendas, liderados pelo Preto Pio foi tema de matéria na Revista Caros Amigos, edição de outubro (223/2015) assinada por Marcelo Andriotti

(Carlos Cavalheiro)
A fuga, ocorrida em outubro de 1887, chamou a atenção na época por conta do número de escravizados envolvidos e pela saga que completaram ao sair da cidade de Capivari e caminhar por Porto Feliz, Itu, Sorocaba, São Paulo e Santos.
Na Serra do Mar, Preto Pio foi morto por uma escolta militar, logo após matar um soldado.
Ao ser feita a autópsia no Preto Pio descobriu-se que ele não comia há três dias.
Após sua morte, o exército recusou-se a participar de caça a escravos fugitivos.
Em cidades como Porto Feliz, começaram a vir imigrantes, entre eles os belgas.
Em Sorocaba, a escravidão foi abolida ainda em 1887.
Sete meses depois da morte de Pio, a Lei Áurea foi assinada.
A história do Preto Pio, apesar de sua relevância, comparável a de Zumbi dos Palmares, estava esquecida há alguns anos.
Por esse motivo, o professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro publicou um livreto de cordel, em 2007, contando a história em versos no momento em que se comemorava 120 anos do Êxodo de Capivari.
Por esse motivo, a história voltou a ser debatida e o Preto Pio chegou a ser tema de samba enredo no carnaval de Capivari.
Este ano, Marcelo Andriotti entrou em contato com o historiador e outras pessoas para constituir a matéria que novamente traz à tona essa importante história.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo