Este ano foram mais de 400 mil reais em prêmios para reconhecer ações de promoção e defesa dos direitos humanos
a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – SDHPOP lançou o Prêmio Magno Cruz 2021, uma iniciativa do Governo do Maranhão que tem como objetivo reconhecer e multiplicar as ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos e ainda contribuir com o fortalecimento dos agentes e instituições que atuam na área.
O prêmio celebra a memória de Magno Cruz, militante maranhense reconhecido nacionalmente pela sua combativa atuação no campo dos direitos humanos e na luta do movimento negro e quilombola. Magno José Cruz era engenheiro civil de formação e faleceu em 2010, mas até hoje sua trajetória dentro dos movimentos sociais segue sendo um exemplo.
“É uma alegria muito grande para mim, gestor do Prêmio Magno Cruz desde sua criação, vê-lo crescendo, especialmente, em um período de crise, onde a solidariedade entre as pessoas é fundamental para a garantia de direitos. Além de reconhecer as boas práticas, ele visa incentivar novas práticas para que mais e mais pessoas se envolvam em ações de proteção e promoção dos direitos humanos.”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves.
Nesta edição as categorias foram articuladas a partir dos eixos Educação Básica, Universidades, Áreas de Conflitos Possessórios e regularização fundiária, Poder público, Juventude e Lideranças Comunitárias, que estruturam a Rede Estadual de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. Ao todo, 36 ações foram reconhecidas com o valor total de 465 mil reais em prêmios.
Entre as novidades, o prêmio trouxe as categorias de Juventude e Ativismo Digital voltada para jovens que atuam nas redes digitais com foco na defesa dos direitos humanos; Comunicação e Direitos Humanos que premiou conteúdos jornalísticos com foco no debate e reflexão sobre o tema; e Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, para personalidades maranhenses que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos que foram escolhidas por voto popular.
Colunista do ROL, Marcus Krause é professor do ensino fundamental da escola Janoca Maciel, em Pedreiras (MA), e seu projeto, classificado em 4º lugar, se pautou em várias ações realizadas na educação como forma de ajudar alunos excluídos digitalmente durante a pandemia.
Dentre as ações realizadas por Marcus Krause, a instalação de 2 pontos de internet liberados em um bairro no entorno da escola Janoca Maciel; participação em audiência pública com os vereadores para cobrar medidas públicas de inclusão digital para os alunos que não tinham internet; distribuição de celular e tablet por meio de um concurso de vídeo clipes educativos e lives com algumas autoridades para cobrar inclusão digital nas escolas.
Detentor de admirável senso socioeducativo, este ano Marcus também participou do Prêmio Destaque Educação, com o projeto JANOCA NEWS, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de sua escola. O projeto de Marcus nasceu diante da necessidade de levar os alunos a contribuírem no combate ao Coronavírus e combaterem as fake news que prejudicavam as ações preventivas como a vacinação.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024